Revelando SP faz parte da programação de sábado do evento Ferrovia e Cultura Caipira
A Secretaria de Cultura promove, neste sábado, o Revelando SP Online. O evento conta com a participação do Grupo de Catira “Zé Carneiro”, do Clube da Viola de Bauru, e Orquestra Sertaneja Viola Cabocla. O público poderá acompanhar as apresentações às 20h30, no canal do Youtube da Secretaria de Cultura, no link https://www.youtube.com/c/SecretariadeCulturadeBauru
O Revelando SP Online é realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a Amigos da Arte e a Secretaria de Cultura de Bauru. O festival, que também conta com a participação de outros municípios, tem como objetivo valorizar e difundir a cultura tradicional paulista, gerar renda para os profissionais do setor e colaborar para a formação cultural de novas gerações, apresentando as tradições da cultura paulista.
Bauru participa do Revelando SP desde suas primeiras edições e sediou por dois anos o Revelando SP Entre Rios e Trilhos. Neste ano, a cidade será representada pelo Grupo de Catira “Zé Carneiro”, do Clube da Viola de Bauru, e pela Orquestra Sertaneja Viola Cabocla. Os grupos se inscreveram na Chamada Pública 04/2021, na modalidade Manifestações Culturais, categoria 1, e receberão premiação pela participação no evento.
O Grupo de Catira “Zé Carneiro”, do Clube da Viola de Bauru, é composto oito catireiros, um violeiro e um cantador. Para preservar a cultura folclórica da dança da Catira, os integrantes cantam, sapateiam e palmeiam melodias de ritmo simples, e relatam em seus versos casos de amor, sátira e costumes locais. O nome do grupo homenageia seu fundador, que foi pioneiro da dança de catira em Bauru e região, e um dos primeiros a participar do Programa Revelando SP.
A Orquestra Sertaneja Viola Cabocla foi criada em 2013 pelo professor Luciano Ferreira Manduca, seus alunos e amigos. Hoje, o grupo é formado por integrantes de várias idades das cidades de Bauru, Agudos e Piratininga, que apresentam um repertório composto pelo cancioneiro sertanejo, enfatizando os ritos de toadas, cururu, guarânia, rasqueado, querumana, entre outros. O objetivo da orquestra é preservar a identidade cultural por meio da música sertaneja.