Quem coloca “pressão” na panela?
Julio Cesar Silva de Souza, 27 anos, assumiu o manto do mascote “Dunk” oficialmente em janeiro deste ano e já acumula uma série de experiências marcantes como animador da torcida do Bauru Basket no Ginásio Panela de Pressão. Sob a espuma da fantasia de dragão, ele usa improviso e uma experiência de 10 anos na dança para levantar a torcida nos momentos difíceis e inflamar o espaço quando time bauruense está batendo os adversários.
Em entrevista a 96FM, o dançarino sob o manto revela como a torcida do Dragão “já tem um fogo interno”. “Você entra na quadra do do panela de pressão e já sente o calor, porque já tá todo mundo agitado ali. Ao mesmo tempo também é um clima familiar com bastante criança e muitas famílias”, descreve Julio.
Para entrar no clima da partida, o dançarino precisa fazer um preparo mental, como o de um ator. “Normalmente eu vou mentalizando que não sou eu. Quando coloco a roupa do Dunk, já não é mais Julio Cesar que ali. Na minha mente, o Dunk é um pouco folgado, é bem carismático e tem que chegar sem vergonha alguma”, explica.
O desafio, além de manter um preparo físico que aguente o período dos jogos dentro da fantasia, é justamente se comunicar com a plateia usando a linguagem não-verbal que é a dança. “O Dunk tem que olhar a pessoa e trazê-la para a onda. Preciso ter um gestual bem abrangente para interagir com o público e o improviso ajuda muito com isso”, conta Julio.
Além disso, quando Bauru Basket está muito atrás no placar, a efervescência do Panela de Pressão começa a cair. “Nestes momentos, tanto eu quanto o Dunk sentimos a frustração. A gente percebe que a torcida começa a baixar muito o astral. Nessa hora, tenho que respirar e virar a chave para trazer o ânimo de volta.
TRAJETÓRIA
Natural de Bauru, Julio começou a dançar aos 17. Cresceu em meio às batalhas de hip-hop da cidade, participou de eventos no interior e chegou a disputar o Red Bull Dance Your Style, em São Paulo e Belo Horizonte. Também desfilou no Carnaval pela escola de samba Estação Primeiro de Agosto, experiência que o levou a ampliar seu repertório artístico.
A ligação com o Bauru Basket surgiu há pouco mais de um ano. Julio assumiu o papel de Dunk após a saída de Gabriel Paschoal, que interpretava o personagem. Antes disso, já havia substituído o colega em alguns jogos. O convite oficial veio quando a torcida aprovou seu estilo e empolgação.
Julio divulga seu trabalho pelo Instagram, no perfil: @Jun_1nnnn
Por Guilherme Matos | Revisão Lucas Cauã