Programa Oficinas Culturais oferece oficinas sobre poesia, artes visuais, podcasts e mais

O Programa Oficinas Culturais realiza, durante o mês de agosto, oficinas online sobre diferentes temáticas. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas por meio dos links disponibilizados para cada oficina.

O projeto é realizado pelo Programa Oficinas Culturais, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, gerenciado pela Poiesis – Organização Social de Cultura e tem apoio da Secretaria de Cultura de Bauru.

A programação completa de oficinas gratuitas pode ser vista em http://poiesis.org.br/maiscultura. As formações culturais já gravadas podem ser assistidas em https://www.youtube.com/OficinasCulturaisdoEstadodeSaoPaulo.

Acompanhe a programação de agosto:

– Oficina: corpo e expressão – A emoção na cena
A oficina tem coordenação de Juliana Medeiros. A atividade ocorre em duas turmas. Os encontros da turma A ocorrem nos dias 2, 4 e 6 de agosto, das 14h às 16h, e os encontros da turma B ocorrem nos dias 3, 5 e 10 de agosto, das 14h às 16h. São disponibilizadas 30 vagas por turma para um público de jovens e adultos iniciantes nas artes cênicas a partir de 16 anos e a seleção será feita por meio de análise da ficha de inscrição. As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de julho, por meio do link https://forms.gle/yFtGzPAvDDG7JLrP6.

A oficina visa provocar e trazer à consciência emoções e sentimentos como poderosas ferramentas de expressão, auxiliando o intérprete-criador a se manter relaxado, confiante e seguro no palco e nas câmeras ao se permitir afetar pelas emoções e sentimentos que permeiam o contexto cênico, conduzindo-os de maneira consciente.

– Oficina: Clube de leitura – Um olhar a partir do futebol
A oficina tem coordenação de Emerson Prata e Luiz Torres. A atividade ocorre nos dias 2, 4, 9, 11, 16, 18, 23 e 25 de agosto, das 18h às 20h. São disponibilizadas 50 vagas para um público de estudantes, professores, artistas e interessados em geral a partir de 16 anos e a seleção será feita por meio de análise da ficha de inscrição. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de julho, por meio do link https://forms.gle/xGrHF5QE1wUycCd47.

A oficina tem como objetivo apresentar e dialogar sobre determinadas produções literárias, abordando o peso e importância que o futebol possui em nossa história contemporânea.

– Oficina de criação poética: Liberdade e limite na poesia
A oficina tem coordenação de Marina Wisnik. A atividade ocorre em duas turmas. Os encontros da turma A ocorrem nos dias 2, 4, 9, 11 de agosto, das 18 às 20h, enquanto os encontros da turma B ocorrem nos dias 16, 18, 23 e 25 de agosto, das 18h às 20h. São disponibilizadas 50 vagas por turma para um público de estudantes, professores, artistas e interessados em geral a partir dos 16 anos e a seleção será feita por meio de análise da ficha de inscrição. As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de julho, por meio do link https://forms.gle/LovZ88Bq6quJRoCv7.

A oficina visa sensibilizar e instrumentalizar os participantes à criação poética, por meio do encontro com limites que determinados gêneros poéticos propõem. Transitando entre a teoria e a prática e estudando algumas formas específicas como a trova, o hai-kai, palíndromos ou os anagramas, o participante deverá ampliar seu repertório acerca do tema, aventurar-se na criação de poesias, além de refletir coletivamente sobre as produções realizadas no grupo. O participante será, também, estimulado a resgatar sua memória corporal, utilizando-a como estímulo para suas produções.
– Quero ser artista visual. E agora?
A oficina tem coordenação de Diana Vaz. A atividade ocorre em duas turmas. Os encontros da turma A ocorrem nos dias 3, 5, 10 e 12 de agosto, das 14h às 16h, enquanto os encontros da turma B ocorrem nos dias 5, 6, 12 e 13 de agosto, das 10h às 12h. São disponibilizadas 30 vagas por turma para um público de estudantes, professores, artistas e interessados em geral a partir dos 16 anos e a seleção será feita por meio de análise da ficha de inscrição. As inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de julho, por meio do link https://forms.gle/6QK7hfmYX6raVEmi6.

A oficina oferece diversas orientações sobre os primeiros passos que o artista visual pode dar superar dificuldades, fazer parte do amplo sistema da arte e mostrar suas obras para todos.

– Oficina de podcasts com ferramentas gratuitas
A oficina tem coordenação de Thiago Kaczuroski. A atividade ocorre em três turmas. Os encontros da turma A ocorrem nos dias 9, 10 e 11 de agosto, das 10h às 12h, enquanto os encontros da turma B ocorrem nos dias 16, 17 e 18 de agosto, das 10h às 12h, e os encontros da turma C ocorrem nos dias 23, 24 e 25 de agosto, das 10h às 12h. São disponibilizadas 30 vagas por turma para um público de jovens e adultos que se interessem pelo tema e a seleção será feita por meio de análise da ficha de inscrição. As inscrições podem ser realizadas até o dia 27 de julho, por meio do link https://forms.gle/cfBCvUzb72JNzyEa8.

Os materiais e equipamentos necessários para participar são computador ou celular com acesso à internet, o software gratuito Audacity 4 ou aplicativos compatíveis, caso o participante só tenha celular.

A oficina ensina o passo a passo da gravação, edição e publicação de podcasts. Serão apresentados exemplos e exercícios práticos para que você consiga produzir seu próprio programa utilizando ferramentas gratuitas.

– Práticas artísticas no enfrentamento às opressões
A oficina tem coordenação de Elidayana Alexandrino. A atividade ocorrem em duas turmas. Os encontros da turma A ocorrem nos dias 10, 12 e 17 de agosto, das 18h às 20h, enquanto os encontros da turma B ocorrem nos dias 16, 18 e 23 de agosto, das 14h às 16h. São disponibilizadas 50 vagas por turma para um público de estudantes, professores, artistas e interessados em geral a partir dos 16 anos e a seleção será feita por meio de análise da ficha de inscrição. As inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de julho, por meio do link https://forms.gle/6wTUZjwu6sDP7cme8.

A oficina tem como proposta discutir e analisar a produção de artistas e intelectuais que utilizam diversas linguagens como forma de enfrentamento às opressões e se articulam em práticas artísticas de emancipação e justiça social, num exercício de liberdade e amor.

Compartilhe nas Redes Sociais