Programa Oficinas Culturais está com inscrições abertas para programação de junho

O Programa Oficinas Culturais está com as inscrições abertas para as atividades online do mês de junho. Na programação estão oficinas, palestras, workshops e encontros, com conteúdo diversificado. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas por meio dos links disponibilizados para cada oficina.

O projeto é realizado pelo Programa Oficinas Culturais, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, gerenciado pela Poiesis – Organização Social de Cultura e tem apoio da Secretaria de Cultura de Bauru.

A programação completa de oficinas gratuitas, com os links de todas as atividades do programa com inscrições abertas estão reunidas em: linktr.ee/oficinasnointerior

Acompanhe a programação:

CLUBE DE LEITURA DE DRAMATURGAS
Coordenação: Paula Autran
Datas e horários: 7,9,14,21,23,28 e 30/06 das 18h30 às 20h30.
Inscrições: 11/5 até o preenchimento das vagas
30 Vagas
Seleção: primeiros inscritos
Público-alvo: Interessados em geral
Plataforma: Zoom
Link de inscrição: https://forms.gle/eZeMb9fr1KaUsxwS7

Clube de leituras de textos dramatúrgicos de autoras nacionais e internacionais. Durante os encontros haverá a mediação de leitura das peças, feita pela dramaturga e doutora em Artes cênicas pela USP Paula Autran.

CEM ANOS DE PASOLINI
Coordenação: Valentina Cantori
Datas e horários: : 6, 8, 13 e 15/6 – 18h30 às 20h30.
Inscrições: 11/5 até o preenchimento das vagas
60 Vagas
Seleção: primeiros inscritos
Público-alvo: Interessados em geral
Plataforma: Zoom
Link de inscrição: https://forms.gle/8aJy4fUqHuXyR7no7

Gênio multifacetado, figura incômoda para a Itália do pós-guerra, Pier Paolo Pasolini foi pensador e artista múltiplo, que compôs nas linguagens da poesia, da prosa, do jornalismo, do teatro e do cinema; nascido em 1922, comemoraria neste ano os cem anos de seu nascimento. Esta oficina propõe traçar um caminho que vai de seus poemas a seus filmes, de seus artigos jornalísticos a seu envolvimento político, falando de Pasolini como testemunha de sua época, mas também do nosso tempo.

VANGUARDAS DO SÉCULO XX: A REVOLUÇÃO LIDERADA PELA POESIA
Coordenação: Dirceu Villa
Datas e horários: 20, 22, 27 e 29/6 – 18h30 às 20h30
Inscrições: 11/5 até o preenchimento das vagas
60 vagas
Seleção: primeiros inscritos
Público-alvo: Interessados em geral
Plataforma: Zoom
Link de inscrição: https://forms.gle/k7FxUEZ1dRxYp5mF9

No começo do século XX grupos de artistas e poetas tomaram a dianteira em trazer não só uma nova percepção, mas também a crítica feroz de um mundo cada vez mais maquinal, de velocidade e eficácia desumanas, e de guerra: por isso, vanguarda, termo do jargão da guerra, significando o destacamento que se arrisca na frente, neste caso, nas trincheiras da arte. Veremos, em 4 encontros, 4 movimentos (Cubismo, Dadá, Vorticismo e Antropofagia) que dinamizaram a percepção nova de um mundo novo, suas influências em outros movimentos e no nosso modo de viver.

FOTOGRAFIAS PARA ADIAR O FIM DO MUNDO
Coordenação: Natália Vieira
Datas e horários:
Turma A: 6, 8, 13 e 15/6 – 14h às 16h
Turma B: 20, 22, 27 e 29/6 – 18h30 às 20h30
Inscrições: 11/5 até o preenchimento das vagas
35 Vagas por turma
Público-alvo: pessoas que se interessem em aprender técnicas básicas de fotografia e linguagem fotográfica e/ou que se interessem por questões socioambientais.
Recursos técnicos, materiais e equipamentos necessários: Câmera fotográfica ou celular com câmera.
Plataforma: Zoom
Link de inscrição Turma A: https://forms.gle/LanP3E6kPuPDiUUf7
Link de inscrição Turma B: https://forms.gle/8AgejEYH2YJ5uhu18

Inspirada na obra de Ailton Krenak, esta oficina provoca os participantes a respeito das urgências socioambientais: queimadas, desmatamento, falta de água, enchentes, mudanças climáticas que dia a dia batem na nossa porta e como podemos adiar o fim do mundo através da arte fotográfica. Os participantes aprenderão conceitos teóricos de fotografia e inspirações para transformar a prática fotográfica em ferramentas para sensibilizar o mundo através das imagens.

FOTOGRAFIA: ENSAIO AUTORAL
Coordenação: Luciana Crepaldi
Datas e horários:
Turma A: 1, 3, 8 e 10/6 – 10h às 12h
Turma B: 21, 23, 28 e 30/6 – 14h às 16h
Inscrições: 11/5 até o preenchimento das vagas
30 Vagas por turma
Inscrições: 11/05 até o preenchimento das vagas
Público-alvo: Pessoas interessadas por fotografia
Plataforma: Zoom
Link de inscrição Turma A: https://forms.gle/5i6EtvaM4Gt5MXQ46
Link de inscrição Turma B: https://forms.gle/epPA7Bk5dp5cxPLP9

Esta oficina pretende estimular o participante a conhecer e realizar uma série de ensaios autorais sobre os tópicos propostos,empregando os fundamentos da fotografia, desde o exercício da captura utilizando diversas técnicas criativas até a edição básica das imagens no programa/aplicativo Lightroom.

OFICINA: VAMOS FALAR DE MEDIAÇÃO DE LEITURA E AFETO?
Coordenação: Felínio Freitas
Data: 1, 2, 8 e 9/6 – 18h30 às 20h30
35 Vagas
Inscrições: 11/5 até o preenchimento das vagas
Público-alvo: Educadores de escolas públicas, particulares, projetos sociais e bibliotecários, mães, pais, avós, cuidadores e interessados em geral.
Plataforma: Zoom
Link do formulário: https://forms.gle/eAL5p4mTG3yTCWWK6

A oficina abordará o papel dos mediadores de leitura enquanto formadores de leitores e a leitura mediada como um importante meio de acessar obras literárias. Para isso, apresentará algumas formas de mediar um livro, critérios para a seleção de livros, a materialidade do objeto livro e suas possibilidades de manipulação, além de aspectos envolvendo a História Social da Leitura.

OFICINA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DE PROJETOS CULTURAIS
Coordenação: Camila Marujo
Turma A – 2, 7 e 9 de junho – 14h às 16h
Turma B – 13, 15 e 20 – 10h às 12h
Inscrições: 11/5 até o preenchimento das vagas
50 Vagas
Público-alvo: artistas, produtores e gestores culturais
Plataforma: Zoom
Link de inscrição Turma A: https://forms.gle/xDmZBmXfjrGroWcR7
Link de inscrição Turma B: https://forms.gle/d3kpduUN5pZLqSQX7

A oficina oferecerá orientações básicas para a prestação de contas de projetos culturais – editais públicos, privados e parcerias. A partir dos princípios legais pretende tratar da diferença entre prestação de contas parcial, anual e simplificada; relatório de execução, relatório financeiro e relatório final.

OFICINA A HISTÓRIA DO SOM NO CINEMA
Coordenação: Beto Strada
Datas e horários: 2, 7, 9 e 14/6 – 18h30 às 20h30.
Inscrições: 11/5 até o preenchimento das vagas
30 Vagas
Seleção: primeiros inscritos
Público-alvo: Estudantes de jornalismo, estudantes de cinema, videomakers, editores de vídeo,roteiristas, estudantes de rádio e TV, diretores de cinema, e amantes da sétima arte.
Plataforma: Zoom
Link de inscrição:https://forms.gle/KXG185VNXpcyYaCf8

Esta oficina é um mergulho no sentido da audição. Os participantes entrarão em contato com os sons que se ouvem desde a gestação até a descoberta dos ruídos que nos cercam por toda a vida. O curso reúne teoria e práticas, que incluem a arte do foley, dublagens e a música, partes integrantes de uma banda sonora.

PALESTRA: HISTÓRIAS: CONTAR PARA (RE)EXISTIR
Coordenação: Higina Marques
Data: 23/6 – 18h30 às 21h30
Inscrições: 11/5 até o preenchimento das vagas
30 Vagas
Seleção: Primeiros inscritos
Público-alvo: Educadores e educadoras, artistas, bibliotecárias/os, mediadoras/es e interessados em arte, cultura e educação antirracista.
Plataforma: Zoom
Link do formulário: https://forms.gle/y7FtLTfyiU7KuJvL7

A oficina propõe debater os conceitos de memória e suas ligações com a História e a literatura, observando a necessidade de contar e ouvir histórias que acompanham a humanidade ao longo do tempo. Essa atividade integra o Ciclo Formativo “Cruzos Poéticos”, coordenado por Felínio Freitas.
Ciclo Grafite: GRAFFITI COMO ESPAÇO DE APRENDER
Coordenação: Natália Mota e Ju Costa com mediação de Carolina Itzá Data e horários: 1/6 – 18h30 às 20h30
Inscrições: 11/5 até o preenchimento das vagas
60 Vagas
Seleção: primeiros inscritos
Público-alvo: Educadoras (es) e público em geral.
Plataforma: Zoom
Link de inscrição: https://forms.gle/TXGcXbhsX5cuf1yp6

O graffiti cria e transmite pedagogias de leitura, enunciação e ocupação da cidade. Dessa forma, invoca formas de ver e de compreender a paisagem, a configuração da urbanidade e dos corpos que a habitam. Nesse sentido, que memórias e conhecimentos eu transmito com o graffiti? Como a infância está presente nas inscrições urbanas e de que forma o apagamento do racismo e das hierarquias de gênero invisibilizam maneiras férteis de ensinar?
Este encontro faz parte do “Ciclo de Debates sobre Graffiti: No Olho da Rua”, que propõe três conversas online sobre grafite e um olhar sobre seu campo ampliado, a partir de questões atravessadas pela literatura, pedagogia, sociedade, gênero, racismo, entre outros aspectos relevantes. Os diálogos têm curadoria e mediação de Carolina ITZÁ, e contam com a participação de Fernanda Miranda, Ju Costa, Verônica Nuvem, Bruno Perê e Natália Mota.
Ciclo Grafite: UBERIZAÇÃO DO GRAFFITI E NECROPOLÍTICA
Coordenação: Verônica Nuvem e Bruno Perê com mediação de Carolina Itzá
Data e horários: 8/6 – 18h30 às 20h30
Inscrições: 11/5 até o preenchimento das vagas
60 Vagas
Seleção: primeiros inscritos
Público-alvo: Educadoras (es) e público em geral.
Plataforma: Zoom
Link de inscrição: https://forms.gle/34EZB1HYVLYpjn7Z6

De que forma o graffiti em sua forma trabalho e mercadoria vêm impactando nas discussões e configurações da linguagem através do espaço urbano? As discussões sobre o graffiti têm se estruturado ora entre questionamentos sobre seu caráter legal x ilegal, ora se está localizado ou não no campo da Arte. Neste encontro a proposta é deslocar o olhar, e questionar sobre as formas como a Arte adquire o caráter de trabalho e suas determinações no cotidiano das pessoas atuantes e as formas como vêm se configurando a linguagem atravessada pela classe, pelas curadorias e formas de produção, gestadas pelas escalas de gênero e raça.
Este encontro faz parte do “Ciclo de Debates sobre Graffiti: No Olho da Rua”, que propõe três conversas online sobre grafite e um olhar sobre seu campo ampliado, a partir de questões atravessadas pela literatura, pedagogia, sociedade, gênero, racismo, entre outros aspectos relevantes. Os diálogos têm curadoria e mediação de Carolina ITZÁ, e contam com a participação de Fernanda Miranda, Ju Costa, Verônica Nuvem, Bruno Perê e Natália Mota.

PALESTRA: REDES SOCIAIS E MARKETING PESSOAL PARA ARTISTAS, EDUCADORES E EMPREENDEDORES
Coordenação: Juliana Medeiros
Data e horários: 23/6 – 14h às 16h
Inscrições: 11/5 até o preenchimento das vagas
60 Vagas
Seleção: primeiros inscritos
Público-alvo: Artistas, educadores e empreendedores a partir de 16 anos.
Plataforma: Zoom
Link de inscrição: https://forms.gle/2L7YERgyStgWLZkj9

Esta palestra buscará abordar a importância e a amplitude do alcance das redes sociais como ferramenta para a construção da autoridade, criação e fortalecimento de relacionamentos profissionais, desenvolvimento do marketing pessoal e instrumento imprescindível para divulgação de produtos e serviços para jovens, artistas, educadores e empreendedores de maneira geral.

PALESTRA: PRODUÇÃO CULTURAL
Coordenação: Fabrizia Gallan
Data e hora: 21/6 – 18h30 à 21h30
Inscrições: 11/5 até o preenchimento das vagas
40 Vagas
Seleção: primeiros inscritos
Público-alvo: artistas, estudantes e demais interessados a partir de 16 anos.
Plataforma: Zoom
Link do formulário: https://forms.gle/8koE5bimudaSR6wD9

A atividade oferece informações a profissionais que queiram atuar na área de produção, que não tenham conhecimento na área, mas gostariam de fazer seus próprios projetos. O participante será capaz de organizar seu projeto, além de estar apto a buscar investimentos para o setor. O participante poderá ter noções de como executar projetos artísticos, realizando as etapas de concepção, produção e pós-produção.

AS RELAÇÕES ENTRE PAIS E FILHOS NAS ÓPERAS DE GIUSEPPE VERDI
Coordenação: Sergio Casoy
Datas e horários: 29 e 30 de junho, quarta e quinta-feira, 18h30 às 20h30
Inscrições: 11/5 até o preenchimento das vagas
50 vagas
Seleção: primeiros inscritos
Plataforma: Zoom
Link de inscrição: https://forms.gle/soEjNhVqFd9s4Ap99

Verdi perdeu seus dois filhos – uma menina e um menino – quando eram muito pequenos, num momento em que estava construindo sua carreira. O complexo de culpa que daí se derivou se manifesta ao longo de toda sua obra, traduzido em cenas magistrais de suas óperas. Dez exemplos de óperas diferentes são analisadas pelo professor e pesquisador de música lírica Sergio Casoy, apresentador do programa “Bravo”, da Rádio Cultura FM (SP) e autor dos livros “A invenção da ópera” e “Ópera de outros cantares”.

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