Programa de Castração Animal está com vagas abertas para famílias cadastradas nos CRAS
O Programa de Controle Ético da População Canina e Felina do Município, para castração de cães e gatos, está com vagas abertas para famílias cadastradas nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) de Bauru. Os interessados devem procurar os próprios CRAS para a inscrição no programa.
A Secretaria do Meio Ambiente (Semma) retomou o programa neste ano, e os primeiros animais já foram castrados. As famílias que já estão na fila de espera e mudaram de endereço ou telefone devem informar estas alterações ao CRAS, para que a Semma possa avisar quando o animal deverá ser levado para a castração.
O PROGRAMA
O programa beneficia os cães e gatos das famílias em situação de vulnerabilidade social, cadastradas em um dos CRAS. Os animais passarão pela esterilização cirúrgica, que é a castração, e receberão microchip. Para realizar o cadastro, a pessoa interessada deve procurar o CRAS mais perto de sua residência e se inscrever no programa.
Apenas pessoas que estão inscritas no Cadastro Único e recebem algum benefício de transferência de renda podem participar, uma vez que o programa é voltado a famílias em situação de vulnerabilidade social e que não possuem condições de pagar o serviço particular.
As castrações são realizadas em cinco clínicas veterinárias, que foram selecionadas por meio de chamamento público. Os contratos possuem duração de um ano, e o investimento da Prefeitura de Bauru é de R$ 150 mil.