Primavera chega com previsão de mais calor
A primavera tem início astronômico às 3h50 de 23 de setembro e se estende até às 00h27 do dia 22 de dezembro de 2023, horários de Brasília.
A primavera é marcada por um período de transição entre as estações seca e chuvosa no setor central do Brasil. Também é possível notar o processo de convergência de umidade vinda da Amazônia, que define a qualidade do período chuvoso nas regiões Centro-Oeste e Sudeste e em parte do centro-sul da Região Norte.
EL NIÑO MAIS FORTE
A primavera deste ano vai se dar sob a influência do episódio do fenômeno El Niño mais forte desde 2015, afirma a MetSul Meteorologia. No fim do inverno, o El Niño apresentava moderada a forte intensidade. Ao longo da primavera, conforme a estação evolui, o El Niño tende a se intensificar e pode atingir forte a muito forte intensidade até seu pico no fim do ano.
A MetSul explica que o último boletim semanal da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA), dos Estados Unidos, indicou que a anomalia de temperatura da superfície do mar era de 1,6ºC na denominada região Niño 3.4, no Pacífico Equatorial Central. O valor está na faixa de El Niño forte (+1,5ºC a +1,9ºC). A última vez que esta área do Pacífico esteve tão quente foi em março de 2016, no episódio do Super El Niño de 2015-2016.
TEMPERATURA E CHUVA
De acordo com a previsão, a primavera será especialmente marcada por muito calor no país e também mais chuva no Sul do Brasil. Por outro lado, na maior parte do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil a tendência sazonal indica uma primavera com precipitações abaixo a muito abaixo da média.
Na Sudeste, a previsão é de chuvas irregulares, mas pontualmente fortes. No geral, os dias serão quentes e abafados, com temperatura acima da média e alta probabilidade de ondas de calor em outubro.
De novembro em diante, a chuva aumenta de frequência e a chance de ondas de calor amplas e persistentes diminui. Além disso, podem ocorrer episódios de temporais por causa de calor.
Em Bauru, a primavera chega com possibilidade de recordes de temperatura. Entre sábado e terça, a máxima pode chegar aos 42 graus, conforme a previsão do IPMet:
RECORDE
Em meio a uma onda de calor que se estende por toda a semana, Bauru registrou novo recorde de temperatura nesta quinta-feira. De acordo com o IPMet, os termômetros marcaram 36,7 graus às 15h30, superando a máxima alcançada no último dia 13, de 36,4 graus.
Além de ser o pico de calor do ano, esse extremo também supera as temperaturas mais altas dos últimos 24 meses.
Redação/Climatempo/MetSul/Inmet