Foto: Divulgação Sear

Prefeitura reajusta valor da multa para terrenos sujos ou com mato alto

A Prefeitura de Bauru publicou no Diário Oficial desta terça-feira (01/02), um novo decreto sobre a limpeza de terrenos particulares baldios, calçadas, casas e construções abandonadas ou desocupadas no perímetro urbano. O texto prevê aumento de R$ 5,00 para R$ 8,00 por metro quadrado no valor da multa para os proprietários que deixarem de limpar seus imóveis.

Segundo o secretário de Administrações Regionais (Sear), Jorge Luís Souza, a necessidade de atualização do valor da multa por metro quadrado se deve à falta de colaboração de parte dos proprietários. A pasta também vem intensificando a fiscalização. O secretário lembra que em 2021 foram feitas 3.814 denúncias na Ouvidoria da prefeitura, e há uma tendência de aumento em 2022, uma vez que só em janeiro foram registradas 406 denúncias.

De acordo com Jorge Souza, a limpeza é importante para a saúde pública. “Os proprietários precisam se conscientizar de que a limpeza dos terrenos é uma questão de saúde pública. Nesse período de chuva o mato cresce mais rápido, se torna abrigo de animais peçonhentos, a sujeira pode favorecer a proliferação do mosquito palha, que transmite a leishmaniose, sem contar os criadouros do mosquito da dengue, geralmente encontrados nestes espaços quando o mato está alto”, enfatizou.

O site para denúncias é o www.bauru.sp.gov.br/ouvidoria

Após a denúncia, a primeira inspeção realizada pelos fiscais e é encaminhada a notificação com prazo de 15 dias até que esta reclamação seja atendida. Após este período, o processo é encaminhado para aplicação da multa. Vale ressaltar que, desta vez, a prefeitura não fará a capinação e o valor final da multa será cobrado todos os meses até que o proprietário realize o serviço.

Compartilhe nas Redes Sociais