Prefeitura e Ministério do Meio Ambiente assinam acordo de cooperação

A Prefeitura de Bauru e o Ministério do Meio Ambiente assinaram, na manhã desta quinta-feira (20/05), um acordo de cooperação para a Agenda Ambiental Urbana, para melhorias no saneamento básico, gestão de resíduos e nas áreas verdes do município. O documento foi assinado pelo ministro Ricardo Salles e pela prefeita Suéllen Rosim.

O acordo foi assinado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vargem Limpa, obra que está em andamento desde 2015. Com o acordo, o município deverá contar com suporte técnico do Ministério do Meio Ambiente para a sequência desta obra e o desenvolvimento de projetos em outras frentes ambientais, como a recuperação de margens de rios e córregos, e a destinação adequada de resíduos da construção civil.

EQUIPAMENTOS
Em Bauru, o ministro anunciou ainda que três equipamentos serão viabilizados. Um deles é uma usina móvel com caminhão para o processamento de resíduos da construção civil. Outro equipamento é para permitir a poda de árvores altas. O ministro também anunciou equipamentos para a limpeza e dragagem do ponto de captação do Rio Batalha, para o desassoreamento do manancial. Ainda não há detalhes sobre valores e prazos.

VISTORIAS
Antes do evento, o ministro fez duas vistorias em áreas com problemas ambientais. A primeira foi no Jardim Mendonça, onde são depositados os resíduos da construção civil, sem processamento. Depois, foi até o ponto de despejo de esgoto no Rio Bauru, e vistoriou as obras da ETE.

A prefeita Suéllen Rosim e o secretário de Meio Ambiente, Dorival Coral, acompanharam as vistorias. Na assinatura do acordo, também estiveram presentes outros secretários municipais, os presidentes do DAE, Marcos Saraiva, e da Emdurb, Luiz Carlos Valle, e os vereadores Coronel Meira, Eduardo Borgo, Marcelo Afonso, Edson Miguel, Pastor Bira, Beto Móveis e Lokadora.

De acordo com o ministro, a assinatura do acordo permitirá um estreitamento de relações entre município e União para resolver problemas antigos. “O Ministério do Meio Ambiente vai dar este suporte técnico que o município precisa, o que vimos em Bauru nos preocupou, alguns problemas ambientais que precisam de solução rápida. Uma obra como a da ETE precisa ficar pronta, pois não é possível que tanto esgoto ainda seja despejado sem tratamento algum no rios”, avisa.

A prefeita Suéllen Rosim destacou a importância do acordo. “O município terá condição de contar com o suporte técnico do Ministério do Meio Ambiente, o que permitirá a elaboração de projetos e a captação de recursos para corrigir problemas antigos, como a conclusão da ETE, a destinação dos resíduos da construção civil, e a recuperação das margens de córregos. Além disso, vamos manter discussões sobre investimentos para o Rio Batalha, que é usado no abastecimento de água do município”, comenta.

Compartilhe nas Redes Sociais