Prefeitura de Bauru troca 250 bueiros por mês devido aos furtos
Com as ferragens de proteção na mira de ladrões, a Prefeitura de Bauru chega a substituir até 250 bueiros por mês, investindo tempo e recursos públicos que poderiam ser aplicados em outras áreas da cidade. A informação é do diretor do Departamento de Obras, Etelvino Zacarias Martins, o Teo. Para ele, o número furtos em bueiros chegou a um patamar “incontrolável”. Em um ano são 2.500 a 3.000 manutenções, acrescenta o diretor da Secretaria de Obras.
Sem as tampas de proteção, as bocas de lobo podem colocar em risco a população, isso sem contar no prejuízo aos cofres públicos. Teo afirma que, provavelmente, as ferragens levadas de praticamente todos os bairros da cidade estão sendo vendidas em ferros-velhos da região. Para piorar, o diretor de Departamento de Obras destaca que caminhões e veículos com carga estacionam ou passam em cima das bocas de lobo e as destroem.
Há casos em que a tampa de concreto é quebrada e jogada dentro da boca de lobo, a falta dessa peça pode causar acidentes graves. “Também já aconteceu de um morador cair dentro de um bueiro violado e processar a prefeitura. Tivemos que pagar a indenização”, relata.
Teo conta que para evitar furtos, a Secretaria de Obras trocou as ferragens por vigas de concreto, mas essas mudanças restringiram a passagem da água. Denúncias podem ser enviadas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (14) 3212-2382.
Por Jornal da Cidade