Polo aquático: ABDA é prata no feminino e bronze no masculino do Brasileiro Sub-18
A Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) participou entre os dias 17 e 20 de outubro do Campeonato Brasileiro Sub-18 de polo aquático. A competição organizada pela Liga Brasileira de Polo Aquático (PAB) foi realizada na piscina do Clube de Regatas do Flamengo, no Rio de Janeiro (RJ). A ABDA foi vice-campeã no feminino e ficou com a medalha de bronze no masculino.
O evento contou com oito equipes no naipe masculino e cinco no feminino, com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e a chancela da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos CBDA).
Na quinta-feira (17), na fase classificatória, no feminino, a ABDA venceu o Tijuca (17 a 7) e o Flamengo (14 a 5). No masculino, deu empate entre ABDA e Flamengo (11 a 11).
Na sexta-feira (18), na fase classificatória, no feminino, a ABDA perdeu para o SESI (6 a 3). No masculino, vitórias da ABDA sobre o Pinheiros (14 a 8) e Tijuca (10 a 3).
No sábado (19), no feminino, foram duas vitórias da ABDA sobre o Pinheiros, 12 a 5 na fase classificatória, e 11 a 10, na semifinal. No masculino, a ABDA foi superada pelo Paulistano na semifinal por 13 a 9, o que levou o time à disputa da medalha de bronze.
No domingo (20), no masculino, ABDA conquistou o terceiro lugar do campeonato ao vencer o Flamengo (12 a 8). A final masculina foi entre Paulistano e SESI, com vitória do SESI (8 a 7).
“Foi um campeonato muito difícil, desde o primeiro jogo contra o Flamengo até a disputa de bronze contra o mesmo Flamengo. Na partida decisiva contra o Paulistano, o adversário não deu chance nenhuma, fazendo uma atuação perfeita, não deixando ABDA chegar à final. Mas o bronze foi um bom resultado, porque jogamos só com 2 atletas da categoria”, comentou Alexandre Dezani, técnico do time masculino.
No feminino, a final entre ABDA e SESI terminou com placar em 10 a 7 para o SESI, conferindo a prata para o time de Bauru.
“Fiquei muito feliz com o desempenho do time. As meninas evoluíram muito na parte tática e tecnicamente durante o ano e seguem nesse caminho. Estou muito orgulhoso delas que, acima de tudo, jogaram o Campeonato Brasileiro Sub-18 com muita raça honrando as cores da ABDA. Espero que continuemos nessa pegada pois o polo aquático feminino merece”, comemorou Marcelo Chagas, técnico do time feminino.
As atletas da ABDA Maiah Nascimento e Lyvia Vaz foram escolhidas para compor a seleção do campeonato.
A ABDA é um projeto sem fins lucrativos certificado junto ao Ministério do Esporte para captação de recursos via Lei de Incentivo ao Esporte.
Por ABDA