Plantão da Polícia Civil muda para Av. Rodrigues Alves a partir desta terça

A partir das 8h desta terça-feira (08/07), o Plantão da Polícia Civil de Bauru passará a atender em novo endereço. Quase em frente ao Cemitério da Saudade, o prédio fica na avenida Rodrigues Alves, 20-20, na Vila Cardia, e conta com estrutura moderna e sustentável. Para o mesmo local, em breve, também será transferida a Central de Polícia Judiciária (CPJ), que atualmente funciona na quadra 23 da mesma via.

Com área útil de aproximadamente 2,3 mil metros quadrados, a unidade possui três andares, além de um anexo nos fundos, onde futuramente funcionará o Setor de Investigações Gerais (SIG), vinculado à CPJ. Toda a estrutura passou por reforma, iniciada em setembro de 2023.

No passado, o imóvel abrigou a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, mas foi repassado à Secretaria de Segurança Pública paulista. Por meio da empresa SP Enge Construtora Ltda, todas as adequações foram realizadas, totalizando um investimento de R$ 10,2 milhões.

Segundo o titular da Delegacia Seccional de Bauru, Luciano de Barros Faro, a unidade dispõe de acessibilidade completa, climatização, energia fotovoltaica e até captação de água da chuva para limpeza da área externa. “A estrutura é espetacular. Tudo foi projetado especificamente para atender as necessidades da atividade de uma delegacia de polícia e também para garantir economia de energia elétrica e de água”, detalha.

O delegado esclarece que a mudança do Plantão ocorrerá sem interrupções no atendimento 24 horas prestado à população e à Polícia Militar para registros de boletins de ocorrência. Alguns itens e mobiliário, inclusive, já começaram a ser levados à nova unidade.

Possivelmente no início de agosto, também ocorrerá a transferência da CPJ para o prédio. A expectativa é de que este processo dure cerca de uma semana e, da mesma forma, o trabalho policial não será paralisado neste período.

PRÓXIMAS ETAPAS

Com a desocupação, a central deixará de funcionar em imóvel alugado, que representa custo de R$ 69 mil ao mês para o estado. Já a Divisão Especializada de Investigações Criminais de Bauru (Deic), localizada ao lado da CPJ, migrará para um prédio menor, também locado, na região da Vila Nova Cidade Universitária.

Faro acrescenta que uma etapa futura, ainda sem data prevista, é o remanejamento da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) 24h para as instalações onde hoje funciona o Plantão Policial, em área anexa à sede da Seccional, na Praça Dom Pedro II, no Centro. A mudança visa garantir mais espaço para o trabalho dos policiais e o atendimento ao público, que hoje ocorre no pavimento superior do Plantão.

“Não vamos fazer isso agora. Talvez, primeiro, a gente realize uma adaptação no prédio. Mas, por enquanto, a DDM continua no mesmo local e a área onde está o Plantão ficará temporariamente fechada a partir do dia 8”, antecipa o delegado.

Por Jornal da Cidade

Compartilhe nas Redes Sociais