Piratininga promove Circuito Gastronômicos de 17 de junho a 23 de julho
O 1º Circuito Gastronômico de Piratininga, iniciativa do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR-Piratininga SP), chega colocando tempero e mais lenha no fogo que aquece a caçarola do turismo gastronômico local durante o inverno.
A programação está recheada por receitas exclusivas, produtos artesanais e ativações que vão de música ao vivo a harmonização de vinhos; de vivência com yoga e comida vegetariana a degustação de cafés especiais; de feira do produtor rural a festival de dança; palestras temáticas sobre Turismo e Hospitalidade, circuito sensorial equestre e um concurso gastronômico não competitivo.
Serão seis semanas, entre 17 de junho e 23 de julho, de ações conjuntas e divulgação compartilhada para promoção dos estabelecimentos e das ativações culturais. O Circuito visa promover, valorizar e divulgar as potencialidades da gastronomia regional como atrativo turístico, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Município ao demonstrar a amplitude, variedade, força e atratividade da gastronomia piratiningana, a partir de pratos e receitas que representam e evidenciam as especialidades dos estabelecimentos inscritos, que participam gratuitamente do evento.
NÚMEROS
18 pratos e produtos inscritos
10 ativações culturais
7 receitas exclusivas
21 colaboradores entre patrocinadores, apoio institucional e apoios culturais
6 semanas de evento
8 participantes do Concurso Gastronômico
45 reais é o valor máximo estabelecido para o prato individual
Desdobramento do 1º Workshop Gastronômico de Piratininga realizado em dezembro
de 2022 no Divina Cecília Gastrobar, com palestra e cozinha show com o Chef Klaus Vidrik
(SENAC-Águas de São Pedro SP), o Circuito vai funcionar integrado à rotina de cada
estabelecimento, e o prato escolhido será servido conforme o expediente regular de cada
participante.
A proposta é gerar movimento espontâneo de clientes (de Piratininga, Bauru e
região) a partir das ações promovidas ao longo do evento.
CIRCUITO DEMOCRÁTICO
A primeira edição do Circuito Gastronômico de Piratininga abriu a programação e o cardápio para padarias, delivery e produtores artesanais de quitutes como pães, doces, compotas, embutidos, laticínios, biscoitos e bolos. Estabelecimentos que não trabalham diretamente com alimentação no dia a dia também participam da programação através de ativações como eventos culturais, feira do produtor rural, oficinas gastronômicas de degustação e harmonização, entre outras ações incorporadas à programação oficial.
OBJETIVO
O objetivo do COMTUR-Piratininga é promover o turismo local, e o circuito gastronômico fortalece a rede de estabelecimentos que atuam no segmento de alimentação através de divulgação integrada e ações conjuntas.
O turismo gastronômico é uma forma saborosa de conhecer a história e a cultura da região, e de acordo com a Organização Mundial de Turismo (OMT) a gastronomia é o terceiro principal motivador de viagens, atrás de cultura e natureza.
METAS
- Incentivar o desenvolvimento da economia regional a partir da promoção do turismo gastronômico;
- Fomentar a atividade gastronômica em Piratininga, como forma de agregar valor, trabalho e renda;
- Estimular o fortalecimento organizacional do setor gastronômico, oportunizando interação entre os estabelecimentos participantes;
- Incentivar a manutenção do evento no Calendário Turístico de Piratininga-SP.
CONCURSO
O concurso gastronômico será ilustrado por oito receitas: cinco pratos (sendo dois exclusivos), um sabor de pizza também exclusivo, um lanche tradicional e um produto artesanal de primeira linha.
O concurso não é competitivo, mas o público poderá avaliar os concorrentes através de votação popular em formulário on-line. Além do sabor da receita, também serão avaliados outros itens como serviço e atendimento.
Os votos irão premiar os três principais destaques, sem hierarquia de colocação. A votação ainda será compilada e separada por estabelecimento para que cada participante faça uma autoavaliação da performance durante o Circuito. A intenção do Concurso não é gerar rivalidade, e sim criar sinergia e resultados econômicos, sociais e culturais.
O concurso gastronômico também terá um júri oficial chancelado pelo Chef Klaus Negrão Vidrik, Professor do Curso de Gastronomia do Centro Universitário SENAC Águas de São Pedro-SP e Eurochef.
O formulário para votação popular está disponível em https://forms.gle/JyWhyDfEJ1za8JB77
Acompanhe nas redes sociais em @gastronomiaempiratininga