Foto: Reprodução

Piloto morre após queda de avião de pequeno porte em Ubatuba

Matéria em atualização

A Prefeitura de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, confirmou a morte do piloto de uma aeronave de pequeno porte que explodiu logo após a decolagem e caiu na orla da praia do Cruzeiro, próximo a uma pista de skate, na manhã desta quinta-feira (9).

Imagens que circulam nas redes sociais mostram a aeronave saindo do aeródromo, passando a pista que margeia a praia, próximo a uma pista de skate, e chegando à faixa de areia em chamas.

Segundo a última atualização da administração, feita às 12h43, a ocorrência deixou seis vítimas, são elas:

  • O piloto da aeronave, cuja morte foi confirmada às 11h23. Ele ficou preso às ferragens e não resistiu;
  • Quatro passageiros da aeronave, sendo dois adultos e duas crianças;
  • Uma mulher que passava pelo local e torceu o pé ao correr.

A Prefeitura informou que, de acordo com a Santa Casa, às 11h52, um adulto se encontrava em estado grave e uma criança estava sob monitoramento, potencialmente grave. Às 12h32, o hospital informou que as cinco vítimas estão estáveis e em atendimento.

Rede VOA

A Rede VOA, administradora do Aeroporto de Ubatuba, confirmou o acidente com a Aeronave prefixo PR GFS, modelo Cessna Citation 525 CJ1. O avião saiu do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás (SWME), com cinco pessoas, e tentou pousar em Ubatuba. As condições meteorológicas eram degradadas, com chuva e pista molhada.

Após o pouso, a aeronave ultrapassou a pista, atravessou o alambrado da Cabeceira 09 e atingiu uma mulher e uma criança.

Segundo informações do G1, o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) explicou que a aeronave passou por uma excursão de pista, quando o avião sai da pista no momento de pouso ou de decolagem.

ANAC

O sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a aeronave estava com operação negada para táxi aéreo, mas com situação normal de aeronavegabilidade.

CENIPA

Por meio de nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores da regional de São Paulo do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave.

Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.

Segundo a FAB, a conclusão dessa investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.

O Cenipa tem por objetivo investigar as ocorrências aeronáuticas, de modo a prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram.

Trajetória do avião que caiu em Ubatuba (SP)
Trajetória do avião – Reprodução/Flightradar24

Por Redação, com informações de Prefeitura de Ubatuba, Agência Gov e G1.

Compartilhe nas Redes Sociais