Pesquisa da FOB-USP convida crianças com deficiência de audição para questionários sobre fadiga auditiva
O Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da FOB-USP por meio do Laboratório de Acessibilidade Auditiva e Audiologia Educacional convida crianças com deficiência auditiva, seus pais ou responsáveis e professores a responderem a escala de fadiga auditiva.
Em nível de doutorado, os estudos buscam crianças e adolescentes voluntários com perda auditiva de 6 a 17 anos. Para participar, basta acessar o link abaixo, ler e aceitar o termo de consentimento e assentimento livre e esclarecido. Em seguida, responder ao questionário. Aceitando participar, a conclusão da avaliação levará em torno de 20 minutos.
Seguem os links:
Escala para os professores: https://forms.gle/M3kUzVDyUNGnFunD6
Escala para os pais: https://forms.gle/ESLQLm6nztznBPq27
Escala para as crianças de 6 a 9 anos: https://forms.gle/FVt7Nwo2it3q12VC6
Escala para as crianças de 10 a 12 anos: https://forms.gle/Fw8rp75QNjFwv9hZ8
Escala para as crianças de 13 a 17 anos: https://forms.gle/VkSeiPNVdJG6D5zs9
Por que é importante a participação? Os pesquisadores informam que respondendo a esses questionários o voluntário contribuirá para a validação desse instrumento inédito de avaliação da fadiga relacionada à audição. Sabe-se que crianças com deficiência auditiva podem ter dificuldade em compreender a fala em situações de escuta desfavoráveis, como em ambientes ruidosos, reverberantes, e/ou quando existe uma distância entre o falante e o ouvinte.
Tais situações são muito comuns de serem vivenciadas, principalmente, por crianças em idade escolar. Como consequência do esforço auditivo, podem ser elencados o estresse, a fadiga e os prejuízos no desempenho acadêmico.
Entendendo o impacto da fadiga relacionada ao esforço de escuta, será possível, durante o processo de reabilitação auditiva, propor estratégias para minimizar essa fadiga.
Mais informações sobre a pesquisa, contato e links: [email protected] / 27 99871-4497