‘Pardal’: Aplicativo permite denunciar propaganda eleitoral irregular
Mais de 155 milhões de pessoas vão votar nas eleições municipais de outubro. Para garantir a lisura e transparência do pleito, o eleitor tem um aliado importante. As denúncias de propaganda irregular já podem ser feitas no aplicativo Pardal da Justiça Eleitoral.
A principal novidade é justamente o uso para denunciar infrações nas campanhas na internet. Agora, o aplicativo conta com formulário específico para propaganda nas ruas e no meio virtual. O denunciante pode anexar os arquivos da irregularidade, como fotos, áudios ou vídeos.
Lá ainda tem informação sobre o que pode e o que não pode em propagandas. Esses dados servem para evitar acusações incorretas ou infundadas.
No primeiro fim de semana de campanha, o aplicativo Pardal 2024 recebeu 4.396 denúncias até as 18h de segunda-feira (19), vindas principalmente dos estados de São Paulo (695), de Minas Gerais (514) e do Rio Grande do Sul (422). Até o momento, a maior parte das denúncias trata de propaganda eleitoral irregular envolvendo candidatas e candidatos ao cargo de vereador: 2.196.
A propaganda eleitoral das Eleições 2024 para os cargos de prefeito e vereador começou na sexta-feira (16).
“É importante ressaltar que o Pardal somente recebe denúncias de propaganda eleitoral irregular. Dentro do app, há um botão que direcionará as pessoas denunciantes para o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade), quando a queixa envolver desinformação, e para o Ministério Público Eleitoral, se o assunto estiver relacionado a crime eleitoral ou outros ilícitos eleitorais”, explica o TSE.
Denúncias sobre desinformação também podem ser feitas pelo SOS Voto, por meio do número 1491.
O Pardal pode ser baixado nas lojas virtuais Google Play ou App Store.
As eleições estão marcadas para os dias 6 e 27 de outubro nas cidades com mais de 200 mil eleitores. Serão escolhidos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em mais de cinco mil municípios.
Por Agência Brasil