Imagem: Reprodução MetSul

Onda de calor segue até o fim do verão e máxima em Bauru pode chegar a 38°C

A nova onda de calor que começou a influenciar o Brasil esta semana vai se prolongar até o início do outono, que começa oficialmente no dia 20 de março, às 00h06, e se estende até às 17h51 do dia 20 de junho.

Em Bauru, até o fim de semana, será possível sentir os efeitos do calorão, mas a temperatura máxima não deve ultrapassar os 37°C. Na próxima semana, quando começa a segunda etapa da onda de calor, as máximas sobem, chegando até 38°C, de acordo com dados do Climatempo.

Etapas
De 11 a 15 de março, na primeira parte desta onda de calor, as áreas que terão a maior elevação de temperatura serão o oeste e o sul de Mato Grosso do Sul e a porção oeste dos estados da Região Sul. Em outras áreas do Sul, de São Paulo e de Mato Grosso do Sul temperaturas de 33°C a 36°C serão frequentes.

Para as regiões em laranja nos mapas, as temperaturas devem permanecer entre 3 °C e 5 °C acima da média ao longo do período; nas áreas em vermelho, as temperaturas ficam pelo menos 5°C acima da média.

Onda de calor se prolonga até o fim do verão

O forte centro de alta pressão atmosférica que está sobre o Sul do Brasil vai se mover gradualmente em direção a São Paulo, Minas Gerais e Rio De Janeiro. No fim de semana e no começo da próxima semana, nos últimos dias do verão 2024, este centro de alta pressão ficará sobre a Região Sudeste.

O “segundo tempo” desta terceira onda de calor de 2024 está sendo previsto pela Climatempo entre 16 e 20 de março. Com a migração do centro de alta pressão para o Sudeste, as áreas de calor mais intenso ficarão especialmente no Sudeste e Centro-Oeste, enquanto a Região Sul volta a ter pancadas de chuva. Mesmo assim, o calor ainda será intenso no Sul do Brasil.

O que é um bloqueio atmosférico?

É um estagnação do movimento normal do ar causada por uma alta pressão atmosférica que fica parada, ou quase parada, numa mesma posição, por pelo menos 5 dias seguidos ou até semanas consecutivas

Altas pressões atmosféricas são regiões onde a pressão do ar está mais alta do que o seu redor. 

Bloqueios atmosféricos podem ocorrer em qualquer época do ano e gerar ondas de calor até mesmo no inverno. Porém, quando estes bloqueios ocorrem  nos períodos naturalmente mais quentes do ano, que são a primavera e o verão, nos dois hemisférios, temos um somatório de ar quente.

As altas pressões atmosféricas são regiões onde o ar seca  (por causa da subsidência, movimento de ar de cima para baixo) e por isso são associadas a pouca nebulosidade e ao tempo firme. Massas de ar frio e ondas de calor são associadas a altas pressões. Aqueles dias gelados e com céu azul de inverno, sem vento, são típicos da presença de uma alta pressão de origem polar. Dias ensolarados, quentes e secos são típicos de onda de calor.

Por Climatempo

Compartilhe nas Redes Sociais