‘Ogum Fest’ será realizado em Bauru
O Recinto Mello Moraes será palco de uma grande festa da religiosidade africana no próximo dia 23 de abril. Trata-se do Ogum Fest, com o foco na confraternização dos terreiros, uma vez que as religiões de origem africana sempre sofrem com o racismo religioso e este evento é uma forma de combater a intolerância religiosa e humanizar os nossos laços de fraternidade.
No passado o Pai Evandro de Ogum realizava esta festa no Sambódromo de Bauru e, desde o mês de novembro de 2022, a Comissão Organizadora da “Ogun 2023” está preparando este evento, com o apoio da Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e entidades apoiadoras desta atividade.
Além das programações musicais será realizada a Feira Africana, para que os terreiros de Bauru possam comercializar artesanatos de cunho religioso e somarem nos recursos das próprias entidades, haverá praça de alimentação, com pontos de água do DAE, banheiro químico, som e iluminação da Prefeitura. A Comissão organizadora destaca que este evento será anual, fazendo parte do calendário municipal.
A Confraternização de Terreiros terá início às 14h com a procissão de Ogum até o Recinto Mello de Moraes. Na sequência, o evento terá a seguinte programação:
14h15 – Abertura Oficial
15h – Gira aberta dos terreiros
18h – Apresentação de maracatu
18h30 – Capoeira
19h – Grupo Wé Tó Ilú,
20 h- Apresentação do seu Zé Pilintra da Estrada (SP)
21h – Show – Diogo Alves
A “Ogun Fest 2023” conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Bauru, Secretaria de Cultura, Conselho da Comunidade Negra de Bauru, Unesp, FAAC, PROEC, O Samba na Cidade, Instituto Jovens de Aruanda, Coletivo Rosas Luxemburgo, APEOESP sede de Bauru, Comissão da Igualdade Racial OAB, Federação Espírita de Umbanda e Candomblé do Estado de São Paulo, e Mulheres do Brasil.
Serviço:
Evento – “Ogum Fest”
Data – Dia 23/04/23 (Domingo)
Local – Recinto Mello Moraes
Horário – A partir das 13h
Entrada gratuita – Público livre