Oficina gratuita ensina a captar recursos para projetos audiovisuais
Estão abertas as inscrições para a oficina gratuita “Introdução à Captação de Recursos para Produções Audiovisuais”. O curso, financiado pelo Ministério da Cultura do Governo Federal, por meio da Lei Paulo Gustavo, conta com quatro aulas e 16 horas de conteúdo aplicado para quem quer tirar uma ideia do papel e entrar de vez no universo do audiovisual.
Ao todo, serão disponibilizadas 30 vagas gratuitas para produtores iniciantes e interessados em geral, com prioridade para pessoas com deficiência, negros, moradores de regiões periféricas da cidade, idosos e integrantes da comunidade LGBTQIAP+. Outro diferencial é que as aulas terão acessibilidade em Libras e monitoria especializada para auxiliar quem precisar de qualquer tipo de apoio.
Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário online disponível em: https://abrir.link/nINGw
Os encontros serão aos sábados pela manhã, sempre das 8h às 12h. A aula inaugural será dia 26 de abril, no Centro de Inovação Tecnológica de Bauru, localizado na Av. Duque de Caxias, nº 16-55. Já os demais encontros, entre 03 e 24 de maio, ocorrem na sede da SAC – Sociedade Amigos da Cultura de Bauru, que fica localizada na Rua Sete de Setembro, nº 10-53, no Centro.
Sobre o facilitador
O facilitador do curso é o produtor audiovisual Paulo Eduardo Tonon, da Embarca Filmes, uma empresa que tem orgulho de produzir cinema bauruense. O profissional tem quase de 25 anos de experiência na área e mais de dez obras autorais realizadas, entre curtas, webséries, videoclipes e documentários. Ele é o responsável pelo elogiado curta-metragem “Relógios Adiantados – O fim de Espírito Santo da Fortaleza”, de 2018, que contou de modo ficcional a história da fundação de Bauru.
“Compartilhar um pouco dos conhecimentos que obtive em todos estes anos de produção audiovisual e cultural é uma vocação e poder ajudar outros artistas que possuem o mesmo sonho que eu, torna este projeto ainda mais especial. No fim, o objetivo é colaborar com o crescimento de toda a nossa cadeia produtiva local de audiovisual”, resume Tonon.
De acordo com ele, o curso vai mostrar a importância da criação de um roteiro factível, que tenha um orçamento adequado ao desenho de produção e de captação de imagens, para a viabilização financeira do projeto.
A oficina é uma produção da Embarca Filmes, com apoio da Prefeitura Municipal de Bauru, por meio da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e da SAC – Sociedade Amigos da Cultura de Bauru. O financiamento é do Ministério da Cultura do Governo Federal, por meio da Lei Paulo Gustavo.
Serviço
Oficina de Introdução à Captação de Recursos para Produções Audiovisuais
Data: entre 26 de abril e 24 de maio de 2025 (sábados)
Horários: 08h às 12h
Inscrições gratuitas pelo formulário: https://abrir.link/nINGw
Contatos: www.instagram.com/embarcamidia