Observatório promove live sobre asteroides

O Observatório Didático de Astronomia da Unesp de Bauru convida toda a comunidade a acompanhar mais uma live do seu canal no YouTube! Desta vez o tema são os Asteroides Próximos da Terra (em inglês, Near Earth Objects – NEOs) e outros tipos de rochas espaciais.

Quem nunca se deparou com reportagens do tipo “NASA diz que asteroide gigante vai passar perto da Terra”? Todos os meses ouvimos falar de uma “aproximação perigosa” entre nosso planeta e um corpo celeste supostamente capaz de causar grandes danos à civilização.

Mas será que o perigo é tão grande assim? O espaço está mesmo cheio de rochas de dezenas quilômetros de diâmetro que podem destruir a humanidade a qualquer momento? Como podemos encontrar esses objetos e saber se uma colisão vai acontecer?

Afinal, o que é um asteroide? Qual a diferença entre asteroide, meteoro e meteorito?

Quem vai ajudar a entender todas essas questões é o Dr. Filipe Monteiro, astrofísico do Observatório Nacional e especialista no estudo das características físicas de asteroides. Monteiro observa esses objetos a partir do Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI), que fica em Itacuruba, no sertão de Pernambuco, a 470 quilômetros da capital Recife.

O OASI é um observatório dedicado ao estudo de asteroides e cometas do Sistema Solar, especialmente aqueles que possuem órbitas próximas à da Terra, e a pesquisa produzida a partir dos seus dados integra o Brasil aos programas internacionais de busca e acompanhamento de objetos em risco de colisão com a Terra.

O “Bate-papo astronômico – Asteroides próximos da Terra e outras rochas espaciais” será nesta sexta-feira (28/08), às 19h, no canal do Observatório no YouTube. A mediação será feita pela monitora e educadora Mariella Patti.

“O objetivo do nosso canal é educar e divulgar a Astronomia através da troca de conhecimentos e comunicação de igual pra igual, como se estivéssemos juntos em um evento no Observatório, mesmo que por enquanto esses encontros só sejam possíveis pela internet. Nossas lives não serão no tradicional formato de palestras, pelo contrário! Queremos oferecer ao público um bate-papo interativo e divertido, então pedimos a todos que acompanhem a live, façam perguntas e conversem entre si no chat. Também vale mandar dúvidas e questões pelas nossas redes sociais nos dias anteriores” explica o Observatório.

URL do canal: youtube.com/observatoriodidaticodeastronomiaunespbauru
Pra não perder é só acionar o lembrete: https://youtu.be/uEAfBXOaZgQ

Compartilhe nas Redes Sociais