Foto: Joabe Guaranha/Prefeitura de Bauru

Novo poço Chácaras Cardoso beneficia mais de 9 mil bauruenses

A Prefeitura de Bauru e o Departamento de Água e Esgoto (DAE) inauguraram nesta quarta-feira (20) o poço Chácaras Cardoso. A inauguração do poço vai contribuir para reforçar o abastecimento de regiões que dependem do Sistema Batalha/ETA. O investimento foi de R$ 3,5 milhões.

A prefeita Suéllen Rosim participou da entrega, assim como o presidente do DAE, Leandro Dias Joaquim, secretários, vereadores e servidores da autarquia.

O presidente do DAE, Leandro Dias Joaquim, comentou sobre os investimentos. “Estamos investindo e muito para que o abastecimento de água possa melhorar, e assim as pessoas continuarem tendo água mesmo em períodos de estiagem como este. Mas é importante também que a população colabore e sempre use a água racionalmente, pois a natureza já vem nos dando sinais de que o mundo está no limite do que pode oferecer”, lembrou.

Nos próximos dias, o DAE vai entregar o poço Distrito Industrial III-2, para ampliar a capacidade de abastecimento na região noroeste de Bauru. A autarquia está investindo ainda na construção de um novo reservatório na Vila Dutra, e também em setorização e na melhoria da reposição de asfalto onde as obras são feitas.

O poço Chácaras Cardoso foi perfurado pela empresa Mandaguai Poços Artesianos, vencedora da licitação. Com 309 metros de profundidade e produção de 90 metros cúbicos por hora, o poço vai extrair águas subterrâneas do Aquífero Guarani para beneficiar uma população direta de mais de 9 mil moradores dos bairros Chácaras Cardoso, Jardim Imperial, Residencial Tamboré, Residencial Villa Dumont 2, Residencial Villa Lobos, Parque das Nações, Residencial Tivoli 1 e 2, além de reforçar o abastecimento das regiões atendidas pelo sistema ETA/Batalha.

O poço profundo Chácaras Cardoso abastecerá o reservatório Imperial e deverá suprir a demanda de água da região pelos próximos anos. O objetivo do poço é reforçar o abastecimento da zona sul de Bauru e também garantir maior segurança na distribuição de água aos bairros abastecidos pelas águas do Rio Batalha.

A obra, iniciada em novembro de 2022, é mais uma das várias ações da administração atual para atender às necessidades da população por água potável de excelente qualidade. Além disso, técnicos da autarquia poderão manobrar a distribuição da água produzida por este poço às regiões abastecidas pelo sistema ETA/Batalha, reforçando o abastecimento em situações de manutenção e amenizando os efeitos da estiagem.

Por Departamento de Água e Esgoto de Bauru

Compartilhe nas Redes Sociais