Nova etapa do Plano SP terá mais flexibilizações em junho e ações de testagem
O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (19/04), uma nova etapa do Plano SP, onde, a partir do dia 1º de junho, será ampliado o horário de funcionamento do estabelecimentos comerciais até 22h, com ocupação de 60% da capacidade.
Antes, de 24 a 31 de maio, o estado segue na Fase de Transição, com ampliação do horário de atendimento até as 21h e 40% da capacidade, confira os detalhes na imagem abaixo:

Atualmente os estabelecimentos podem funcionar até as 21h, com 30% da capacidade, conforme cronograma:

Na nova etapa, que começa em junho, de acordo com o governo estadual, os os municípios deverão analisar e decidir medidas restritivas locais, de acordo com a situação da cidade.
TESTAGEM
O Governo também informou que durante o mês de junho serão realizadas ações para a ampliação da testagem rápida por meio de antígenos, que avalia se a pessoa já teve contato com a Covid-19. Além disso, estão sendo planejados eventos testes para avaliar o contágio.
“A partir da semana que vem ter essa estratégia de testagens rápidas, junto com eventos piloto, pra que esses testes sejam realizados e a população que participe desses eventos seja monitorada nas duas semanas seguintes”, explicou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Helen.
Para garantir as ações, o governo estadual irá distribuir testes para as prefeituras e definir metas de testagem; os municípios também terão que traçar uma estratégia de monitoramento de contatos.
Empresas também vão participar das ações, seguindo os protocolos e promovendo a testagem de seus trabalhadores.