Foto: Divulgação

Museu Ferroviário passa por modernização

Para modernizar e ampliar a área expositiva, o museu ganhará dois novos espaços com atrações, como um simulador de passeio de Maria Fumaça, projeção de maquete interativa, sala sensorial, entre outros. A nova exposição aposta na interatividade e na tecnologia, oferecendo uma proposta além da contemplação e incentivando a troca de conhecimentos com os visitantes. A renovação ocorre também na reserva técnica, onde parte do acervo do museu já foi acondicionado em arquivos deslizantes.

O processo foi possibilitado pelo edital de Modernização de Museus, de 2018, do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, no qual as atividades desenvolvidas pela equipe do Museu Ferroviário entre os anos de 2015 e 2018 foram contempladas com um prêmio de 100 mil reais, destinados à modernização das áreas expositivas e da reserva técnica.

Para que seja possível a instalação dos equipamentos tecnológicos, também será feita a manutenção e substituição das instalações elétricas do Museu Ferroviário. Além disso, os banheiros serão inteiramente adaptados para acessibilidade. Essas ações foram fomentadas por meio de verba disponibilizada em emenda parlamentar do Ministério do Turismo. Os reparos devem começar em breve, com previsão de inauguração da nova exposição até o final de 2021.

Por enquanto, a área expositiva está fechada para a realização das obras de manutenção, mas o arquivo histórico e documental seguem abertos para pesquisas presenciais, que devem ser agendadas.

Enquanto aguarda as novidades, o público pode matar as saudades do Museu Ferroviário de forma virtual. O tour em 360º apresenta a exposição antiga e oferece uma prévia de novos elementos que poderão ser vistos no museu após a modernização.

Serviço:

Agendamento de pesquisas presenciais: https://forms.gle/jmDadtRwHgrVSPoA8

Tour virtual em 360º pelo Museu Ferroviário: https://www.meutour360.com/tour-360/tour-virtual-museu-ferroviario-regional-de-bauru

Compartilhe nas Redes Sociais