Mostra LA(B)auru recebe intervenções artísticas em seu 2° dia

A Secretaria Municipal de Cultura promove, neste sábado (29/05), o segundo dia de programação da Mostra LA(B)auru. O evento é online e acontecerá diariamente entre os dias 28 de maio e 21 de junho. As apresentações têm início às 20h e o público pode acompanhá-las por meio do canal no Youtube da Secretaria (https://www.youtube.com/SecretariadeCulturadeBauru).

Ao longo do evento, mais de 120 apresentações levam ao palco digital música, teatro, literatura, circo, dança, oficinas e produções audiovisuais. As propostas dos artistas foram selecionadas e contratadas a partir do Edital “Ações de Difusão Cultural de Bauru – Lei Aldir Blanc”.

Acompanhe a programação de sábado:
“Calibrados BR – Um Tributo ao Rock Nacional” – Acústicos & Calibrados (Apresentação artística)
“Sobre Avenidas e nós – 15 anos” – Estereoterapia (Apresentação artística)
“A Última Tour do AC/DC” – High Voltage (Apresentação artística)
“Live Around the World” – Overthrash (Apresentação artística)
“The One Session” – Vandroya (Apresentação artística)

Calibrados BR – Um Tributo ao Rock Nacional

Para iniciar o primeiro fim de semana da Mostra, a banda Acústicos & Calibrados prepara o show “Calibrados BR – Um Tributo ao Rock Nacional”, uma homenagem aos principais representantes do Rock n’ Roll brasileiro. Além da referência nos figurinos, o mapa de luz e a decoração de palco reverenciam as cores da bandeira brasileira, em uma grande festa verde e amarela.

Mesclando interpretações de covers fiéis aos originais e versões exclusivas feitas pelo grupo, o setlist conta com nomes clássicos do gênero e outras bandas surgidas a partir dos anos 1990, dentre eles, Legião Urbana, Titãs, Raul Seixas, Tim Maia, Raimundos, Los Hermanos, Charlie Brown Jr. e CPM 22. A Acústicos & Calibrados reserva ainda um espacinho da apresentação para tocar algumas de suas composições autorais.

O ‘Calibrados’, como é carinhosamente conhecido, foi formado em 2008 e mantém a mesma formação desde então. Sempre em busca de versatilidade, mas sem perder identidade, a banda produz, além do show autoral, diversos formatos de apresentação, cada qual com suas características sonoras e visuais próprias, mas sempre com a pegada Rock n’ Roll, a irreverência e o profissionalismo que já se tornaram marcas registradas da banda.

Sobre Avenidas e nós – 15 anos

Há mais de uma década, Bauru respirava uma cena de música autoral que lutava para nascer, crescer e viver. O fazer rock já não é fácil, assim, produzir rock autoral torna-se uma tarefa ainda mais árdua. Muitas vezes, os ouvintes eram os hoodies e acompanhantes dos músicos. Amigos reuniam-se para fazer um som, criar algum riff, escrever algumas letras do seu cotidiano, tocar por horas sem parar na garagem da casa de algum integrante. A Estereoterapia começou dessa forma.

Influenciados primeiramente pelo rock britânico, no boom do britpop dos anos 1990, a banda já arranhava algumas ideias nas composições. Com o tempo e as trocas de integrantes, novas influências foram surgindo, cores e ritmos mais brasileiras foram interagindo. Acordes e dissonâncias se misturavam agora com o overdrive: nascia uma identidade que o grupo levou consigo.

E, nessas andanças, a banda já tocou com Los Hermanos, abriu shows na Virada Cultural Paulista para Ultraje a Rigor e Renato Teixeira. Além disso, a Estereoterapia lançou o seu primeiro EP, “Sobre avenidas e nós” (2005), que também dá nome a sua apresentação na Mostra LA(B)auru.

A proposta desse show é resgatar e registrar uma parte das canções executadas na trajetória da banda, formatando e consolidando em material a obra de um período na cidade de Bauru.

A Última Tour do AC/DC

A banda High Voltage AC/DC Cover foi fundada em 2007. Formada por Douglas Papassoni (voz), Walter Claro (guitarra solo), Agostinho Felício (baixo e voz), Ricardo Gasparini (guitarra base) e Euler Silva (bateria), o grupo, que começou tocando em Bauru e região, conquistou outras cidades do Brasil, chegando a tocar também em Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Em 2009, todos os integrantes da High Voltage tiveram uma aula de rock com o próprio AC/DC assistindo a uma apresentação ao vivo em São Paulo. O show, considerado um dos melhores da banda, incentivou ainda mais a dedicação dos integrantes à fidelidade de timbres, ao posicionamento de palco, ao repertório, etc.

Atualmente, a setlist da banda inclui quase 40 músicas das diversas fases do AC/DC original, desde a fase do vocalista Bon Scott (morto em 1980), até a fase atual, com o vocalista Brian Johnson. E, de maneira inédita no Brasil, a apresentação na Mostra propõe uma homenagem ao AC/DC, reproduzindo o seu mais recente disco, “Power Up”.

Live Around the World

A banda Overthrash surgiu na cidade de Bauru no ano de 1987 e, apresentando músicas autorais do gênero thrash metal, conquistou a assinatura com o Selo Canadense “PRC Music” para lançamento e distribuição de seu CD em território norte-americano e europeu.

Formada pelos membros Gilvá Silva (bateria e vocal), Edmir Almeida (guitarra), Vitor Caricati (guitarra) e Jeferson Tarzia (baixo), a Overthrash é considerada uma das mais importantes bandas do interior do estado de São Paulo e tem como objetivo levar a bandeira de Bauru para o maior número de pessoas possível.

Dentro de sua discografia, estão as demo-tapes “Demothrash I” (1988) e “Demothrash II” (1989), o EP “Reality in Black” (1992) e o CD “Until Death” (2016), que, em 2017, teve sua versão importada lançada com uma música a mais.

The One Session

Para encerrar a noite, a banda Vandroya apresenta “The One Session”, um desdobramento do repertório executado tradicionalmente em seus shows. O objetivo da apresentação é manter em evidência um projeto composto por músicos atuantes na cena municipal, mas que trazem na bagagem uma projeção nacional e internacional.

Os elementos de música brasileira contidos nas composições da banda, somados à temática feminina (trazida por sua vocalista, Daísa Munhoz), reforçam o caráter regional na música e dão voz às questões socioculturais e à representatividade das mulheres no cenário heavy metal.

Criada em 2001, a Vandroya começou como uma banda de jovens músicos apaixonados pelo heavy metal formado por Leandro Erba (guitarra), Sérgio Pusep (guitarra), Giovanni Perlati (baixo) e Otávio Nuñez (bateria), além da já citada vocalista Daísa Munhoz.

Foi com seu primeiro trabalho autoral, o EP “WITHIN SHADOWS” (2005), que o grupo destacou-se no cenário regional, conquistando o respeito da mídia especializada e uma base crescente de fãs.

A partir desse momento, a banda lançou dois álbuns: “ONE” (2013), destacado como um dos melhores álbuns daquele ano, e “BEYOND THE HUMAN MIND” (2017), com lançamento internacional e influências progressivas. Atualmente, Vandroya está trabalhando em seu terceiro álbum, renovando o seu processo criativo e acompanhando a evolução de seus membros como indivíduos e artistas.

Serviço
Mostra LA(B)auru
De 28/05 a 21/06, a partir das 20h
Canal do Youtube da Secretaria de Cultura de Bauru: youtube.com/SecretariadeCulturadeBauru
Facebook: @secretariadeculturadebauru
Instagram: @culturabauruoficial
Programação completa: https://www2.bauru.sp.gov.br/materia.aspx?n=38471

Compartilhe nas Redes Sociais