Foto: JC Imagens/Renan Casal

Morre a professora e curadora de arte Jú Machado

A conhecida professora e curadora de arte bauruense Jú Machado faleceu nesta segunda-feira (19), por volta de 12h, em Bauru, aos 81 anos de idade. Ela estava com as condições de saúde debilitadas há algum tempo, segundo informam familiares.

Seu corpo será velado a partir das 7h desta terça-feira (20), no Centro Velatório Terra Branca. O enterro será às 14h, no Cemitério Jardim do Ypê. Jú Machado deixa os filhos Antonio Augusto, Flaviana, Marcos (em memória) e Cesar.

Durante muito anos, ela manteve o concorrido Jú Machado Escritório de Arte, na quadra 17 da rua Saint Martin, onde abria espaço para a arte e a cultura de alto nível. Era uma grande apoiadora e divulgadora da produção dos talentos culturais e artísticos da cidade e região.

Nascida em Pederneiras, Juleunice Pereira Machado mais conhecida como Jú Machado, licenciou-se em História pela Fafil, atual Centro Universitário UniSagrado, no ano de 1965, e logo se tornou professora concursada pelo Estado de Mato Grosso, já que morava em Campo Grande. Nos anos de 1974 e 1975 frequentou o curso de especialização de Orientação Educacional pela PUC do Rio de Janeiro, onde residiu por algum tempo. Retornou a Bauru, tendo sido coordenadora do projeto Vivaldi, pela UniSagrado, em parceria com a Fundação Véritas, atividade que exerceu por mais de dez anos.

Transitando entre Bauru, Boraceia e Pederneiras, Jú Machado foi coordenadora do projeto sociocultural Feira do Médio Tietê, ocorrido por volta de 2010. Coordenou e participou ativamente da encenação da peça teatral “Sereno na Flor”, espetáculo baseado no livro de mesmo nome, do poeta e agricultor José Florêncio Pereira, um dos pioneiros da região, antiga Floresta, atual cidade de Boraceia.
 
Editou vários livros de memórias, entre eles “Eternamente” e “Retalhos no Tempo”, tendo também sido responsável pela re-edição do livro “Sereno na Flor”, como antologia poética. Participou ativamente da Oficina da Palavra, atividade mantida pelo profa. dra. Cecília de Lara, sempre trazendo seus versos e composições para leitura, análise e publicação Em 2021, lançou em parceria com a escritora Claudia Leonor Oliveira o livro “Momentos e Memórias: Velhas Fazendas do Médio Tietê”.

“Ju Machado foi acima de tudo uma amante das letras e das artes”, afirma Claudia Leonor Oliveira sobre a amiga.

Por JCNET

Compartilhe nas Redes Sociais