Ex-presidente Fernando Collor é preso após decisão de Moraes
O ex-presidente da República Fernando Collor de Mello foi preso na manhã desta sexta-feira (25) em Maceió, após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Moraes negou o segundo recurso da defesa para rever uma condenação de 2023, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em um dos processos da Operação Lava Jato. Collor foi condenado a 8 anos e 10 meses de prisão, em regime inicial fechado, por participação em esquema de corrupção na BR Distribuidora, empresa subsidiária da Petrobras, atual Vibra. Segundo a denúncia, os crimes ocorreram entre 2010 e 2014.
Segundo a defesa, a prisão ocorreu às 4h, quando o político se deslocava para Brasília. para o cumprimento espontâneo do mandado de prisão. Depois da prisão, o ex-presidente foi encaminhado para a Superintendência da Polícia Federal em Alagoas.
Na decisão, Alexandre de Moraes considerou que os recursos protocolados pela defesa de Collor são protelatórios para evitar o fim do processo. “A manifesta inadmissibilidade dos embargos, conforme a jurisprudência da Corte, revela o caráter meramente protelatório dos infringentes, autorizando a certificação do trânsito em julgado e o imediato cumprimento da decisão condenatória”, decidiu o ministro.
Moraes também solicitou ao presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, a convocação de uma sessão virtual para referendar sua decisão. O julgamento virtual será realizado nesta sexta-feira (25) a partir das 11h.
Por Agência Brasil