Moradores da região Oeste de Bauru reclamam da falta de água e energia
Há cerca de 90 horas, desde o feriado da última quinta-feira (2), moradores de bairros da região Oeste de Bauru estão alegando falta de abastecimento de água e interrupções sequenciais de energia elétrica. Entre os bairros que o JCNET recebeu queixas estão o Bauru 16, Jardim Nova Esperança, Val de Palmas, Vila Dutra e Vila Industrial. Segundo o Departamento de Água e Esgoto (DAE), ao todo, sete poços tiveram a produção interrompida pela falta de eletricidade, entretanto, sem queima de bombas durante este período.
Uma das grandes preocupações dos munícipes é com relação à queima de eletrodomésticos, como geladeiras, por exemplo, além de prejuízo com alimentos sem refrigeração. Isso tanto para residências como no comércio.
Em nota enviada ao JCNET nesta segunda-feira (6), o DAE esclarece que a deficiência no abastecimento, principalmente na região Oeste, foi causada pela instabilidade na distribuição de energia elétrica por conta das fortes chuvas.
Segundo o texto da autarquia, quando a energia cai e a produção do poço é interrompida, o DAE informa a CPFL e aguarda o atendimento. Nesses casos, o abastecimento é retomado imediatamente após o restabelecimento da eletricidade.
Questionado sobre prazo para resolver o problema da população, o departamento de água e esgoto disse que a operação de todas as unidades de captação do DAE afetadas pela falta de energia foi restabelecida sábado (4), às 18h50. Desde então, o abastecimento foi retomado gradativamente, com previsão de normalização (nas torneiras dos moradores) na tarde desta segunda-feira (6).
Quanto às quedas de energia na região Oeste, a reportagem acionou a CPFL novamente nesta segunda-feira e aguarda uma resposta.
Por JC