MetSul divulga alerta para calor extremo seguido de chuvas e frio
A semana no Brasil terá calor histórico e potencialmente recorde em algumas áreas, adverte a MetSul Meteorologia. Massa de ar excepcionalmente quente tomará conta de grande parte do território brasileiro com marcas extremas para o inverno em muitas localidades.
“O calor vai atingir marcas impressionantes para o mês de agosto em vários estados do Brasil. O pior do calor é previsto para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, onde em várias cidades as máximas entre quarta e quinta-feira devem ficar perto ou superar os 40ºC com marcas em diversos pontos que não costumam ocorrer nem nos dias mais quentes do verão”, explica o MetSul.
CORREDOR DE VENTO
O calor extremo para agosto esperado em parte desta semana no Centro-Oeste, no Sudeste e no Sul do Brasil será consequência da atuação de uma forte a intensa corrente de jato em baixos níveis da atmosfera que transportará ar muitíssimo quente do Norte do Brasil e áreas mais ao Norte do Centro-Oeste em direção ao Sul e o Sudeste. Em termos leigos, a corrente de jato em baixos níveis é uma corrente de ar estreita encontrada na baixa atmosfera, normalmente em torno do nível de pressão de 850 hPa (ou cerca de 1500 metros de altitude), atuando entre um e dois quilômetros de altura. Ou seja, é um corredor de vento nas camadas baixas da atmosfera. O corredor de vento, em regra, tem uma extensão de centenas de quilômetros do Sul da região amazônica até a bacia do Rio Prata ou o Rio Grande do Sul, para onde transporta ar quente, normalmente antes de frentes frias e ciclones.
BAURU
Em Bauru, a mudança brusca de temperatura ocorre nesta terça (22). Na quinta, a máxima pode chegar aos 37 graus. Entre sexta e sábado, outra mudança está prevista com a chegada de pancadas de chuvas e redução nas temperaturas.
No domingo, outra mudança, com uma nova queda de temperatura, com mínima prevista de 8 graus e máxima de 24 graus. Confira os detalhes na previsão do ClimaTempo: