Maduro vence eleição na Venezuela, mas oposição contesta resultado oficial
Na madrugada desta segunda-feira (29), o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela anunciou a vitória de Nicolás Maduro nas eleições presidenciais de domingo (28). Os resultados foram contestados pela oposição, que alega fraude nos números e irregularidades no processo.
Segundo o CNE, liderado por um aliado do presidente venezuelano, Maduro ganhou com 51,2% dos votos, contra 44,2% do opositor Edmundo González, quando 80% das urnas haviam sido apuradas. O órgão disse que o país investigará “ataques terroristas” ao sistema eleitoral aos quais atribuiu o atraso na divulgação dos resultados.
Com a demora na divulgação e alegando que o governo estava impedindo o acesso às atas de votação, a oposição pediu que a população faça vigília em família nos locais de votação para checar os resultados. Resultados de duas pesquisas de boca de urna divulgadas pela agência Reuters indicavam vitória de Gonzáles com larga vantagem.
Minutos após o anúncio do resultado, Maduro declarou vitória em discurso no Palácio de Miraflores, sede do governo venezuelano. “O povo disse paz, tranquilidade. Fascismo na Venezuela, na terra de Bolívar e Chávez, não passará”, disse Maduro. Com o resultado, Maduro deve permanecer mais seis anos no poder em Caracas, chegando a 17 anos no comando do país. Hugo Chávez governou a Venezuela por 14 anos, até a morte, em 2013.
Com informações de BCC e G1