Foto: Reprodução Site Prefeitura de Lençóis

Lençóis Paulista registra caso de sarampo

Lençóis Paulista confirmou um caso de sarampo em uma criança de dois anos. De acordo com a Prefeitura, o paciente estava com a vacinação em dia e não esteve em outras localidades. A Secretaria de Saúde já colheu amostras para a realização da contraprova. Por isso, se for confirmado novo positivo, se tratará de caso autóctone. A criança passa bem e já não apresenta mais sintomas.

Diante disso, neste sábado, 16 de outubro, as unidades de saúde estarão abertas para atendimento de todos que quiserem colocar a caderneta em dia. A ação faz parte da Campanha de Multivacinação, que vai até 29 de outubro. A ação nacional é voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos, mas como forma de prevenção de um surto de sarampo na cidade, os adultos que desejarem também podem procurar os postos de saúde para se vacinarem contra o sarampo e outras doenças. Quem não puder comparecer no sábado, pode procurar as unidades durante a semana, no período da manhã.

“Ainda aguardamos o resultado da contraprova, mas a recomendação da Secretaria Estadual de Saúde é que caso seja tratado como positivo. Por isso, pedimos as pessoas que compareçam às unidades neste sábado, principalmente para atualização da caderneta de vacinação das crianças. A vacina do sarampo tem eficácia superior a 90%. Além de interromper o contágio, as pessoas vacinadas desenvolvem formas mais brandas da doença”, lembrou o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro.

O sarampo é uma doença viral aguda e extremamente grave, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade, pessoas desnutridas e imunodeprimidas. A transmissão do vírus ocorre de forma direta, por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar próximo às pessoas sem imunidade contra o sarampo. Além disso, o contágio também pode ocorrer pela dispersão de aerossóis com partículas virais no ar, em ambientes fechados. Os principais sintomas são manchas vermelhas na cabeça e corpo, febre, tosse, irritação nos olhos, nariz correndo ou entupido e mal-estar intenso.

Em 2019, após um ano de franca circulação do vírus, o Brasil perdeu a certificação de “país livre do vírus do sarampo”, dando início a novos surtos, com a confirmação de 20.901 casos da doença. Em 2020 foram confirmados 8.448 casos. Em 2021, até maio, o Brasil teve 456 casos confirmados de sarampo e dois óbitos em decorrência da doença. Permaneciam em investigação outros 167 casos suspeitos.

Por Assessoria Prefeitura de Lençóis

Compartilhe nas Redes Sociais