Foto: Copernicus Climate Change Service/ECMWF

Janeiro de 2024 foi o mais quente já registrado

Janeiro último foi o mês de janeiro mais quente já registrado. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (8) pelo Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus (C3S), da União Europeia, que realiza a coleta dos dados climáticos desde 1950.

O mês passado superou janeiro de 2020, considerado o mais quente até então. A constatação vem numa sequência de oito meses consecutivos classificados como os mais quentes já registrados para os mesmos períodos dos anos anteriores.

O recorde ocorre na sequência de 2023 ter sido classificado como o ano mais quente da história do planeta, em meio a mudanças climáticas causadas pelo ser humano e pelo fenômeno climático El Niño, que aquece as águas superficiais no leste do Oceano Pacífico, elevando as temperaturas.

De acordo com a Agência Brasil, cientistas norte-americanos afirmaram que 2024 tem uma chance em três de ser ainda mais quente do que o ano passado e 99% de chance de estar entre os cinco anos mais quentes.

Temperatura anormal do ar para janeiro de 2023 em relação à média de janeiro para o período de 1991-2020. Dados: ERA5. Credit: Copernicus Climate Change Service/ECMWF.
Compartilhe nas Redes Sociais