Indígenas idosos de Avaí assistem filme no cinema pela primeira vez e se emocionam
Um dia para ficar na memória! Assim os indígenas idosos de Avaí definiram esta terça-feira, 20 de agosto, dia em que eles tiveram a oportunidade de ir ao cinema pela primeira vez. “Para eles, está sendo uma alegria imensa, tudo é novidade!”, salientou o educador indígena David Henrique Pereira da Silva, conhecido como David Terena, que faz parte da Aldeia Ekeruá.
A iniciativa foi em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas (9 de agosto). O Alameda Rodoserv Center e a Revista Atenção, por intermédio da jornalista Rose Araujo, organizaram uma sessão de cinema inédita para os convidados.
No total, cerca de 50 pessoas vieram de Avaí para Bauru, em um ônibus cedido pela prefeitura local, aproveitar uma manhã cultural e diferente. Eles fazem parte das aldeias Ekeruá, Kopenoty, Nimuendaju e Tereguá, terra índigena de Araribá – etnias Terena, Guarani Nhadewa e Kaigangue. “Esta foi a primeira vez deles no cinema”, David Terena.
Logo ao chegar, foram recebidos com pipoca, suco e refrigerante. Os olhos brilhavam com cada detalhe. Descer de escada rolante até a área do cinema foi um desafio. Muitos nunca tinham se locomovido por uma dessas e ficaram até com medo. Preferiram o elevador ou a escada comum. Os que se arriscaram ficaram felizes com a aventura, apesar do frio na barriga.
Em seguida, foi a vez de se acomodar na sala de cinema. Os acompanhantes da área de saúde das aldeias os levaram até as poltronas com todo o cuidado, procurando os lugares mais confortáveis de acordo com a mobilidade de cada um.
“Eu não conhecia cinema, fiquei muito feliz, é muito bonito lá, que Deus abençoe todos que nos ajudaram”, disse Enestina da Silva, uma das convidadas.
Já a pajé Terena, Ingracia Mendes, de 92 anos, estava atenta a todos os detalhes e aproveitou o passeio para se divertir. “Foi muito bom, gostei das pipocas, e achei tudo muito bonito”, contou.
Carlos Cordeiro, diretor da Revista Atenção, participou da recepção aos indígenas e ficou muito emocionado com a iniciativa. “É realmente muito gratificante poder proporcionar a eles esse passeio. Dá para ver a felicidade no rosto de cada um!”, comentou.
“Deixo meu agradecimento especial ao Alameda Rodoserv Center, à jornalista Rose Araujo e aos parceiros Renaissance Residencial Sênior, Senai, Record Paulista, Tv Preve – Diário do Brasil e Social Bauru”, destacou Cordeiro.