Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Homem morre após explosões na Praça dos Três Poderes, em Brasília

A Polícia Federal (PF) instaurou inquérito para apurar as explosões na Praça dos Três Poderes, em Brasília, na noite desta quarta-feira (14). O caso está sendo tratado como um ato terrorista.

Um homem identificado como Francisco Wanderley Luiz morreu no local após ativar os explosivos que tinha no corpo. Francisco, conhecido como Tiu França, é de Rio do Sul, Santa Catarina. Em 2020, foi candidato a vereador pelo Partido Liberal (PL).

Ele é o proprietário do carro que também explodiu no estacionamento em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF). No porta-malas do veículo, foram encontrados fogos de artifício e tijolos.

Segundo a Polícia Civil, Francisco alugou uma casa em Ceilândia, no Distrito Federal, onde bombas foram encontradas.

No Boletim de Ocorrência, consta que o homem compartilhou mensagens manifestando a intenção de praticar o autoextermínio e o atentado a bomba contra pessoas e instituições.

Peritos criminais da PF vão investigar as explosões com estratégia semelhante à reconstrução de cenário na identificação dos crimes de 8 de janeiro do ano passado, quando os prédios do Três Poderes sofreram ataques golpistas.  

Entre os primeiros procedimentos que os peritos da PF devem fazer no local estão a identificação de todos os vestígios, além de uma identificação das imagens da área com ferramentas tecnológicas 3D a fim de compreender, em detalhes, a dinâmica do ataque.

Com informações de Agência Brasil e G1

Compartilhe nas Redes Sociais