Governo recua e garante arquibancadas no Carnaval em Bauru
A Prefeitura de Bauru recuou da decisão de não instalar arquibancadas nos arredores da avenida Jorge Zaiden, onde acontecerão as festividades do Carnaval de 2024, e garantiu a estrutura após uma parceria com a Secretaria de Turismo do governo estadual, que se dispôs a ceder a plataforma. A medida ocorre após uma articulação do vereador Markinho Souza (PSDB), que tem uma relação já antiga com a festa popular.
Nos últimos dias, como antecipou a coluna Entrelinhas do Jornal da Cidade, o parlamentar se reuniu com a prefeita Suéllen Rosim (PSD) para explicar as consequências de um Carnaval sem arquibancada e que, sem a estrutura, a festa não seria entregue a contento à população. A ideia de recorrer ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual, partiu da própria Suéllen após uma reunião com Markinho. A boa interlocução da administração com o Executivo paulista selou o acordo.
A decisão de não instalar as arquibancadas havia sido anunciada pelo secretário de Cultura de Bauru, Paulo Eduardo Campos, há cerca de 15 dias. Ele afirmou à imprensa na época que a pasta atendeu a um pedido dos moradores da Jorge Zaiden ao retirar a estrutura. O imbróglio incomodou integrantes do governo, que afirmam em conversas reservadas que a Secretaria de Cultura demorou para iniciar as cotações com empresas que fornecem a estrutura e que seria este o verdadeiro motivo de as arquibancadas desaparecerem neste ano.
O desfile de Carnaval será na avenida Jorge Zaiden, nos dias 10 e 12 de fevereiro, com entrada gratuita. A montagem começou nesta quarta-feira (31), e segue até a semana que vem. Para isso, uma faixa da avenida Jorge Zaiden ficará interditada, no sentido Flamboyans-avenida Nações Unidas, nos quarteirões 12, 13 e 14. A interdição desta faixa será permanente durante a montagem, no período do Carnaval e na desmontagem, com previsão de liberação no fim de semana seguinte ao Carnaval. Nos dias de desfile, a via será totalmente interditada nos dois sentidos.
A arquibancada tem 300 metros de extensão, divididos em blocos, com nove degraus e sete metros de altura. A capacidade será para cerca de oito mil pessoas, incluindo espaços de acessibilidade e para pessoas com deficiência. Além da montagem da arquibancada, a prefeitura realiza outras melhorias na avenida Jorge Zaiden para o Carnaval. Um terreno foi cedido pelo proprietário e será usado para a praça de alimentação, no mesmo lado onde ficará a arquibancada.
Por Redação/JCNet