Governo de SP prorroga e flexibiliza Fase de Transição
O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (28/04), uma nova flexibilização da quarentena no estado. A partir deste sábado (1º), lojas, shoppings, restaurantes, salões de beleza, academias e outros estabelecimentos comerciais poderão funcionar das 6h às 20h. Até sexta (30), porém, continua a vigorar o horário atual das 11h às 19h.
A fase de transição mantém liberadas as celebrações individuais e coletivas em igrejas, templos e espaços religiosos, desde que seguidos rigorosamente todos os protocolos de higiene e distanciamento social. Parques estaduais e municipais também poderão ficar abertos, mas com horário das 6h às 18h.
O governo também manteve o toque de recolher das 20h às 5h a limitação de 25% da capacidade máxima dos estabelecimentos.
A atual etapa da quarentena, chamada de Fase de Transição, foi criada pelo governo estadual em 16 de abril para ficar entre a vermelha e a laranja. Desde 18 de abril, está permitido o funcionamento, com restrições de horário e de público, de shoppings, lojas de rua e atividades religiosas. Restaurantes, parques, academias e salões de beleza estão liberados desde o último sábado (24). Agora, a nova fase, que seguiria até 30 de abril, foi prorrogada até 09 de maio.
Nesta quarta, a taxa de ocupação de UTIs por pacientes graves com COVID-19 está em 80% no estado e em 78,4% na Grande São Paulo. O total de internados em UTIs era de 10.426 em todo o estado, com outros 11.686 pacientes em vagas de enfermaria.