Foto rara feita por biólogo bauruense é finalista em concurso internacional
A foto do biólogo e guia de safári bauruense Bruno Sartori, que registra um veado campeiro albino passeando pelo Pantanal, é uma das finalistas do Prêmio Portfólio FotoDoc 2024 do Festival de Fotografia Documental.
A imagem de Bruno foi nomeada como “O Fantasma do Pantanal” devido à raridade para encontrá-lo na natureza. “É um registro que pode ser considerado um em 1 milhão, que é perto da chance de um indivíduo albino nascer na natureza”, conta o biólogo. Devido à mudança genética do albinismo, o animal não produz melanina, que é o pigmento do corpo que dá a cor à pelagem. A alteração não permite que o veado se camufle e pode dificultar sua sobrevivência.
O concurso recebeu 2.465 inscrições de fotógrafos de 23 estados do Brasil e do Distrito Federal, além de outros nove países. Foram selecionados e publicados 1.006 trabalhos, divididos em três categorias. Sessenta fotos estão na final da competição, que vai escolher 10 ganhadores por categoria. “O Fantasma do Pantanal” concorre na categoria “imagem destacada”, ao lado de mais 29 registros feitos redor do mundo.
Os vencedores poderão expor os trabalhos entre os dias 26 e 30 de novembro na Panamericana Escola de Arte e Design, em São Paulo.
Por Redação, com informações de FotoDoc e G1