Fora de casa, Bauru perde a primeira no Campeonato Paulista
Na noite deste domingo (06), o Bauru Basket conheceu sua primeira derrota no Campeonato Paulista de 2023. Em jogo válido pela 2ª rodada do torneio estadual, o Dragão lutou até o fim, mas foi vencido pelo time do Corinthians pelo placar de 84 x 80. A partida ocorreu no ginásio Wlamir Marques, casa da equipe adversária.
O jogo
Os atletas do Corinthians começaram o duelo com as mãos calibradas: em poucos minutos de partida, foram três bolas longas convertidas, forçando o treinador Guerrinha a pedir tempo técnico. A partir daí, o Dragão acertou a marcação de um lado da quadra. Do outro, passou a explorar o jogo nas proximidades da cesta, principalmente com o pivô Anderson Rodrigues. A mudança de postura fez com que Bauru encostasse no placar e fechasse a primeira parcial com apenas um ponto de desvantagem (17 x 16).
No quarto seguinte, o equilíbrio continuou sendo a tônica do jogo. Porém, os ataques souberam aproveitar bem os espaços para vencer as defesas adversárias. Pelo lado bauruense, destaque para o ala-armador Gemadinha. Enquanto isso, pelo Corinthians, quem chamou a responsabilidade foi o ala Cauê Borges. E foi justamente dele a cravada que deu números finais à primeira metade de partida, com leve vantagem para os donos da casa (23 x 21 na parcial e 40 x 37 no placar geral).
No retorno do vestiário, foi a vez do armador corinthiano Elinho Corazza começar a dar as cartas. Com 7 pontos e uma bela assistência, o camisa 55 fez com que o Corinthians desgarrasse no placar. Guerrinha parou o jogo novamente. E, no retorno da parada técnica, Bauru até acertou o seu ataque, mas seguiu com dificuldades defensivas. Sendo assim, os donos da casa foram para o último quarto vencendo por oito pontos de diferença: 65 x 57.
Nos 10 minutos finais, o Dragão até chegou a esboçar uma reação – mais uma vez pelos arremessos de fora de Gemadinha. Mas, assim como aconteceu ao longo do jogo, o Corinthians soube esfriar os ânimos adversários. No comando de Elinho, o time administrou a vantagem e sacramentou o triunfo pelo placar de 84 a 80.
Números
Apesar da derrota, o cestinha do confronto foi o ala-armador Gemadinha. O jogador bauruense anotou 30 pontos, além de capturar quatro rebotes e distribuir seis assistências. Destaque também para as atuações de Anderson Rodrigues (15 pontos e dois rebotes) e Larry Taylor (14 pontos, dois rebotes e três assistências).
“A gente precisa ter paciência. É um time novo, ainda estamos nos conhecendo”, disse Gemadinha. “O importante é que lutamos até o final. Raça não faltou. Tanto que lutamos até o fim na casa do adversário. Tenho certeza que, até os playoffs, nossa equipe estará encaixada e pronta pra dar alegrias à nossa torcida”, finalizou o camisa #35 do Dragão.
Pelo lado alvinegro, os principais pontuadores foram Cauê Borges (22 pontos, seis rebotes e duas assistências), Léo Demétrio (18 pontos, quatro rebotes e uma assistência) e Elinho Corazza (17 pontos, um rebote e 9 assistências).
Próxima rodada
Após o revés, a chance da recuperação bauruense acontece nesta terça-feira (8), às 20h, novamente fora de casa. A equipe volta à quadra contra o Osasco, em jogo que será realizado no ginásio Geodésico. A partida será transmitida pela 4.events, plataforma paga utilizada pela Federação Paulista de Basquete (FPB).
Vale lembrar que, nas duas primeiras rodadas, o Dragão não contou com a participação do ala Alex Garcia. O capitão do time e ídolo da torcida segue em trabalho de condicionamento físico e, a princípio, ainda não deve estrear na próxima rodada.