Famesp lança aplicativo de celular que emite avisos de consultas e exames

Não é de hoje que a tecnologia oferece soluções para facilitar a vida das pessoas, especialmente quando o assunto é saúde. Desta vez, com o intuito de facilitar o acesso dos usuários dos hospitais e demais unidades estaduais de saúde sob gestão da Famesp às informações de saúde de forma rápida e precisa, na palma da mão, com a utilização de um celular com sinal de internet, a instituição acaba de lançar o “Famesp com você”, um aplicativo desenvolvido pelo setor de TI da instituição, cuja utilização será totalmente gratuita. O lançamento da ferramenta exclusiva para celulares integra as comemorações de 40 anos da Famesp e traz funcionalidades como atualização de telefone, envio automático de lembretes de consultas, visualização e download de exames, entre outros.

O presidente da Famesp, Antonio Rugolo Junior, aponta que a ferramenta vai gerar aproximação entre os usuários e a instituição. “Será um canal de comunicação constante, pois o paciente terá uma série de informações relativas à sua saúde na palma da mão, pode vir a ser o principal canal de comunicação do hospital com o paciente no futuro, sem dispensar outras formas de comunicação, é claro”, aponta. O usuário poderá avisar a instituição quando não for possível comparecer a uma consulta ou exame, por exemplo, o que na avaliação do gestor otimiza não apenas a comunicação com a instituição, mas também os fluxos e processos das unidades, trazendo muitas melhorias.

Usuário pode atualizar número de celular

O projeto começou a ser desenvolvido primeiro no Hospital Estadual de Bauru (HEB), em novembro de 2019, explica a diretora executiva da unidade, Deborah Maciel Cavalcanti Rosa. “Nós montamos um comitê no hospital, com o intuito de identificar e aplicar melhorias em vários segmentos, entre eles, a comunicação com o paciente, e a ideia inicial, que era criar uma central de relacionamento, foi melhorada com a possibilidade de criação desse aplicativo”, relembra.

No HEB, com base em levantamentos internos, foi evidenciado que a principal causa de absenteísmo é a dificuldade de comunicação com os pacientes que trocam de número de celular e esquecem de avisar a unidade. “Neste aplicativo tem uma funcionalidade muito interessante que o próprio paciente pode atualizar o seu telefone, que é um dos grandes motivos de dificuldade de comunicação na atualização de consultas e exames”, aponta Deborah Rosa.

Apesar de a pandemia adiar em alguns meses o lançamento do APP, o TI seguiu trabalhando, e na avaliação da diretora que também é médica pneumologista do HEB, o resultado foi excelente. “Baixei o aplicativo, participei dos testes e me surpreendi com os recursos que oferece, e agora já estou divulgando para os meus pacientes, aguardando ansiosamente o resultado da experiência deles com o aplicativo”, revela.

Redução de faltosos

O aplicativo deve ser um forte aliado na redução do absenteísmo, pois o sistema vai fornecer dados para estatísticas e monitoramento dos faltosos, de acordo com Rugolo. “Nossa expectativa é que além de reduzir o índice de faltosos com os lembretes, o aplicativo vai ajudar na gestão da agenda de pacientes pelo setor responsável da unidade, principalmente nos AMEs onde temos trabalhado muito para reduzir o alto índice de faltosos”, destaca. As unidades básicas e secretarias municipais de alguns dos municípios pertencentes aos Departamentos Regionais de Saúde de Bauru (DRS-VI), Marília (DRS-IX) e Sorocaba (DRS-XVI), poderão imprimir o informativo do “Famesp com Você” com o QR Code e afixar em murais para divulgação e acesso ao aplicativo pelos pacientes das unidades sob gestão da Famesp.

Confirmação de presença com um toque

“Um dos maiores benefícios do aplicativo, tanto para as unidades de saúde, quanto para o paciente, é o envio de notificações que lembram o paciente da consulta em dois momentos”, explica o gerente de TI da Famesp, Alexandre Sanches Bazan. Ao receber a notificação, o usuário precisa confirmar se vai comparecer e, em caso negativo, precisará justificar o motivo. “Se o paciente avisar que não pode ir na primeira notificação que é enviada sempre 7 dias antes do atendimento, dá tempo de a equipe de agendamento abrir vaga para outro paciente, conforme a prioridade”, detalha Bazan. Mesmo confirmando a presença uma semana antes do atendimento, o usuário vai receber outra notificação dois dias antes, pedindo mais uma vez a confirmação de presença.

APP abrange usuários de unidades Famesp

Na prática, conseguirá acessar o aplicativo qualquer paciente que tenha recebido atendimento ao menos uma vez em qualquer unidade estadual de saúde sob gestão da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp). Atualmente, a fundação administra Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) em Bauru,  Itapetininga e Tupã, Hospital Campanha Bauru (HCB), Hospital de Base de Bauru (HBB), Hospital Estadual de Bauru (HEB), Maternidade Santa Isabel (MSI) e Serviço de Reabilitação Lucy Montoro Botucatu.

De acordo com Alexandre Bazan, a versão de lançamento do APP vem sendo aprimorada de forma contínua, melhorando recursos já existentes e inserindo novas possibilidades. “Por ser novo, é natural que esses ajustes aconteçam porque temos muitos modelos diferentes de celulares e cada aparelho possui características distintas”, explica. Antes da publicação em definitivo, o setor de TI enviou versão de teste para que os funcionários do hospital pudessem ajudar na melhoria dos recursos. “A versão para android foi testada por cerca de 60 funcionários e poucas falhas foram relatadas”, ressalta Bazan.

O “Famesp com Você” já está disponível para download na Play Store (sistema Android). Posicione a câmera do celular no QR code acima ou clique no link para abrir a página de download. A versão para os aparelhos de sistema IOS estará disponível em breve na Apple Store, devido ao trâmite de validação do aplicativo que é mais demorado. Para utilizar, será necessário criar um cadastro com dados pessoais, incluindo o número de registro na unidade que recebe atendimento (aquele disponível na carteirinha).

Por Assessoria Famesp

Compartilhe nas Redes Sociais