Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Faculdade promove grupo de orientação nutricional para diabéticos

Pacientes diabéticos e familiares têm até o dia 24 de março para se inscrever no grupo “Nutrição e diabetes”, realizado pelas Faculdades Integradas de Bauru (FIB).

Serão quatro reuniões, com duração média de uma hora, e uma oficina de culinária com preparações doces e salgadas adequadas aos pacientes diabéticos.

O grupo será conduzido pela supervisora do estágio de Nutrição Clínica da FIB, professora Taís Baddo, e por alunos do 4º ano de Nutrição.

De acordo com a professora, as reuniões serão dinâmicas, com apresentação das informações sobre alimentação equilibrada e a relação com o diabetes. Os participantes farão troca de vivência entre si. “Desmistificamos mitos alimentares relacionados à diabetes. Toda reunião daremos dicas, receitas e ideias para tornar o dia a dia mais pratico”, completa Taís.

O grupo tem como objetivos:

-Assistir aos pacientes portadores de Diabetes Mellitus, envolvendo-os no processo de auto-cuidado.

-Motivar os pacientes portadores de Diabetes Mellitus a realizarem uma alimentação equilibrada na busca pelo controle da glicemia, qualidade de vida e bem estar.

– Realizar ações de Educação Nutricional visando mudança no estilo de vida através de uma alimentação simples e acessível.

As inscrições devem ser feitas até 24 de março, pelo telefone  da Clínica FIB , que é (14) 2109 62 33 ou (14) 9 9754-6623. Podem participar pacientes portadores de Diabetes Melilitus e familiares. As vagas são limitadas.

A primeira reunião será realizada no dia 28 de março, das 09h às 10h30, na Clínica de Nutrição da FIB.

Serviço:

Inscrições para o grupo “Nutrição e diabetes”.

Período de inscrições: de 27 de fevereiro a 24 de março.

Telefone: (14) 2109-6233 (Clínica da FIB).

Atividade gratuita.

Diabetes Mellitus

De acordo com o Ministério da Saúde, O diabetes é uma doença crônica não transmissível que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não consegue mais utilizar de maneira eficaz a insulina que produz. A insulina é o hormônio que regula a glicose no sangue e é fundamental para manutenção do bem-estar do organismo, que precisa da energia dela para funcionar. No entanto, Aaltas taxas de glicose podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

Já segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.

A melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Comportamentos saudáveis evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas, como o câncer.

O Ministério da Saúde aponta como os principais sintomas do diabetes:

-Sede, fome e cansaço em excesso;

-Perda de peso rápida e involuntária;

-Hálito modificado;

-Visão embaçada;

-Vontade de urinar várias vezes ao dia

Compartilhe nas Redes Sociais