Foto: Divulgação

Ex-aluno do Núcleo de Música do Sesi Bauru é selecionado para estudar em universidade britânica

Em 2018, André Chilio começava sua história com a música e, mais especificamente, com o contrabaixo acústico, no Núcleo de Música do Sesi Bauru. Sete anos depois, o ex-aluno do Sesi Bauru está com viagem marcada para a Inglaterra, após ser selecionado para estudar na Royal Northern College of Music, de Manchester, uma das mais renomadas do mundo.

O primeiro contato veio na escola, com um convite dos amigos para conhecer a então banda marcial do Sesi-SP, na unidade do Sesi Bauru Horto. De lá, conheceu o Núcleo de Música do Sesi Bauru de Cordas Friccionadas:

Comecei acho que com o violino, fui para o violoncelo, testei a viola também, mas o que mais me agradou foi o contrabaixo. Acho que a parte crucial do Sesi-SP para mim foi esse primeiro contato. Foi no Núcleo de Música do SESI que dei meus primeiros passos, desenvolvendo uma forte identificação com o instrumento e despertando uma verdadeira paixão pela música.

Além dos primeiros passos, André diz que a vivência no Núcleo de Música do Sesi Bauru também ofereceu experiências que o motivaram a seguir na música e se aprimorar cada vez mais:

Eu tive experiências quando eu entrei… Teve um projeto com o maestro João Carlos Martins, que ele veio para Bauru e fez um ensaio com a gente. Essa experiência até hoje eu lembro de como era, não saber tocar nada, e ter o João Carlos Martins, ter um músico profissional do meu lado… É muita coisa ao mesmo tempo e você pega gosto, pensa “tenho que melhorar para chegar nesse nível”.

Depois de seu início e passagem pelo Núcleo de Música do Sesi Bauru, André também teve oportunidades no Projeto Guri e na Orquesta Municipal de Bauru. Em 2020, ingressou na Escola Municipal de Música de São Paulo e, posteriormente, em grupos principais da EMESP, como a Orquestra Jovem do Theatro São Pedro, a Orquestra Jovem Tom Jobim e a Banda Sinfônica Jovem Municipal.

Após muitos anos de dedicação e desenvolvimento na música, André Chilio assumiu um novo desafio: mudar de país para estudar seu instrumento:

Essa universidade, eu entrei para tentar mudar um pouco minha perspectiva. Aqui no Brasil eu trabalho como músico orquestral, e a faculdade lá tem um viés um pouco diferente, com um olhar mais artístico. Tem várias aulas de música popular, algo exclusivo de lá, a única em todo o Reino Unido.

Junto com uma grande mudança, as expectativas do antigo aluno do Núcleo de Música do Sesi Bauru também estão altas. André reflete que, nessa oportunidade, espera desenvolver uma abordagem diferente para suas habilidades:

A expectativa é fomentar algo mais artístico, talvez algo como o contrabaixo solista, que está em ascensão na sociedade, ou trabalhar com as orquestras, porque eles têm um ótimo trabalho com orquestras lá. Então, ter a oportunidade de até escutar é algo que, com certeza, vai me alavancar. Felizmente, encontrei um professor, o Jiří Hudec, que foi professor de um dos maiores baixistas da atualidade, Božo Paradžik. Então vou estar com a referência da minha referência”, destacou o músico.

A viagem de André Chilio para o novo capítulo de sua história, que iniciou em Bauru, está marcada para o dia 12 de setembro.

Novas vagas – Núcleo de Música Sesi Bauru

O Sesi Bauru irá abrir novas vagas para o Núcleo de Música ao público geral nos dias 7, 8 e 9 de agosto de 2025. As inscrições e aulas são totalmente gratuitas e abertas para toda a comunidade.

As vagas são limitadas e preenchidas de acordo com a ordem de inscrição. As turmas e vagas disponíveis serão divulgadas em breve.

Compartilhe nas Redes Sociais