Foto: Reprodução/Site CIT

Em um ano de existência, CIT capacitou mais de 2 mil pessoas

A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedecon), comemora um ano de existência do seu Centro de Inovação Tecnológica (CIT). Inaugurado dia 14 de maio de 2024, o CIT foi criado com o objetivo de gerar a inclusão digital, capacitar pessoas e fomentar o desenvolvimento de ideias inovadoras.

Em um ano de existência, o CIT já ofereceu 52 cursos e capacitou mais de duas mil pessoas, com mais de 860 horas/aula. Além disso, foi feito um chamamento público para incubar e oferecer mentorias para dez projetos, por um período de seis meses, onde têm sido trabalhadas as viabilidades de cada negócio. Todas as ideias foram selecionadas pelo Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comti).

Os projetos incubados são os seguintes.

  • Fabio de Castro Bortoloto = Projeto: Plataforma de busca com inteligência artificial (IA) para obter informações jurídicas.
  • Julio Cesar Scarpelini = Projeto: Plataforma que automatiza a geração de leads, otimizando o tempo e o foco dos corretores.
  • Mariana Dias de Souza = Projeto: Startup focada em atendimento para Saúde Mental.
  • Natalia Sabino Ortencio = Projeto: Plataforma inclusiva para autistas.
  • Paulo Eduardo Tonon Garcia = Projeto: Startup com foco em ESG – Ambiental, Social e Governança.
  • Priscila Pecci De Moraes Costa = Projeto: Podcast semanal sobre Psicologia e Saúde Mental: “Podcrê, Psi!”
  • Pyethra Ellys Matheus Delcol Ribeiro = Projeto: Tineabook: Um aplicativo para marcações de leituras.
  • Rodolfo José Celeste/Juliana Gomes Alvares = Projeto: Gesta Card APP: Aplicativo de preenchimento e monitoramento detalhado de todas as etapas da gestação da mulher.
  • Thaiza Ramily Silva Diniz = Projeto: Manual do Primeiro Atendimento em Libras – Aplicativo de tradução Simultânea.

Uma nova ideia será incubada em breve. Algumas destas ideias já estão com projetos pilotos prontos para colocar em prática e testar suas funcionalidades.

Além disso, existem propostas financeiras para a compra de ideias desenvolvidas no CIT e tem empresa que já fechou contrato mensal, o que possibilita a geração de emprego, renda e desenvolvimento com fofo em inovação.

Para atender a população, o CIT também tem uma estrutura com Sala Maker, Sala de Realidade Virtual e Sala de Podcast, que está disponível para uso gratuito da população, por meio de agendamentos feitos no site do CIT.

Atualmente, para ampliar suas atividades e ter mais condições de fomentar a inovação em Bauru, o CIT está elaborando projeto de viabilidade para obter credenciamentos junto à Rede Paulista de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica (RPITec) e Rede Paulista de Centros de Inovação Tecnológica (RPCITec).

Para acompanhar todas as ações do CIT, basta acessar o site https://sites.bauru.sp.gov.br/cit/. Nele, é possível acompanhar todos os cursos com inscrições abertas, fazer agendamento da sala de podcast, agendar visitas guiadas ao CIT e saber todas ações que estão acontecendo.

O endereço é avenida Duque de Caxias, 16-55, e o telefone para contato é o (14) 3232-1392, com atendimento das 8h às 17h de segunda a sexta-feira.

Por Prefeitura de Bauru

Compartilhe nas Redes Sociais