Dengue: UBSs de Bauru terão testes rápidos a partir da segunda quinzena de fevereiro
A Prefeitura de Bauru divulgou nesta terça-feira (6) que testes rápidos para detecção da dengue passarão a ser ofertados aos usuários das unidades básicas a partir da segunda quinzena de fevereiro. Atualmente, os testes NS-1 são realizados somente nas Unidades de Urgência e Emergência. Para a implantação, a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Saúde Coletiva, realiza nesta quinta-feira (8) um treinamento para os profissionais da atenção primária sobre a realização de testes rápidos NS-1.
O treinamento será direcionado aos profissionais de saúde e chefias da atenção primária da rede pública municipal de saúde com o objetivo de preparar as equipes como medida prévia de enfrentamento caso ocorra um aumento de casos no município.
A capacitação para os profissionais acontece no auditório do Departamento de Saúde Coletiva e será ministrada pela enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Rita de Cássia Altino, nos períodos da manhã e da tarde.
Suspeita de dengue
Por enquanto, os pacientes com sintomas leves, como dor de cabeça, no corpo e nas articulações e manchas avermelhadas no corpo devem procurar as unidades de saúde para realização de testes rápidos e passarem por orientação de um profissional. Os usuários com sintomas graves, como febre, dor abdominal intensa e contínua, vômitos e sangramento de mucosas, devem procurar atendimento médico nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s).
Dengue em Bauru
De 1 a 30 de janeiro deste ano, o município registrou 97 casos autóctones de dengue e 413 casos suspeitos, ainda em análise, além de três óbitos, que estão em investigação pelo agravo.