Foto: Freepik

Defesa Civil alerta para cuidados que devem ser tomados durante as altas temperaturas

A Defesa Civil de Bauru alerta para as altas temperaturas que deverão ocorrer até a semana que vem, podendo ultrapassar os 40 graus e com umidade relativa do ar abaixo dos 20%.

Os primeiros cuidados, segundo alerta o coordenador da Defesa Civil de Bauru, Marcelo Ryal, devem ser com a Saúde. “Durante esse período seco, as pessoas devem procurar hidratar-se frequentemente, evitar a realização de exercícios físicos em áreas abertas, evitando ficarem expostas ao sol, ventos e a poeira de forma geral, durante os horários mais críticos do dia”, afirma.

Confira detalhadamente os cuidados necessários nas altas temperaturas:

  • Proteja-se do sol e do calor evitando exposição solar prolongada, principalmente, entre 10h e 16h;
  • Hidrate-se bebendo água, água de coco, sucos, chás frios ou isotônicos a cada duas horas mesmo sem sede, e prefira refeições leves e fracionadas no decorrer do dia;
  • Redobre os cuidados com bebês, crianças, idosos e pessoas doentes, eles podem não sentir sede, assim ofereça água, água de coco, sucos, chás frios, isotônicos, etc;
  • Evite bebidas alcoólicas, elas podem agradar um quadro de desidratação;
  • Mantenha sua casa e ambiente de trabalho arejados. No trânsito ligue o ar-condicionado ou facilite a circulação interna de ar, quando na estrada leve bebidas para se hidratar e viaje preferencialmente nos horários de menor exposição solar, sempre que possível;
  • Refresque-se tomando banhos nos horários mais quentes do dia e em locais seguros;
  • Peça ajuda se passar mal devido ao calor e, também, fique de olho em bebês, crianças, idosos, pessoas doentes ou conhecidas que estejam vivendo sozinhas;
  • Consulte seu médico se estiver fazendo alguma dieta (com pouco sal, restrição líquida, etc.), em uso contínuo de medicamentos para doenças crônicas ou ainda se tiver sinais e/ou sintomas devido ao calor extremo.

    Cuidados com os pets
  • Mantenha seu pet sempre hidratado;
  • Evite passeios nos períodos mais quentes do dia;
  • Dê banhos regulares e mantenha seu pet tosado;
  • Utilize meios alternativos e criativos para refrescar o seu pet, como tapetes gelados ou toalhas úmidas;
  • Ao deixar o pet sozinho em casa, confira se o ambiente está arejado e com boa ventilação, com água e comida disponíveis;
  • Não deixe a ração exposta ao sol;
  • Cuidados extras com cães idosos, com sobrepeso e problemas de saúde
  • Nunca deixe seus pets sozinhos no carro.

O CHOQUE DE CALOR
A MetSul meteorologia explica que o choque de calor é um dos maiores riscos durante um período de temperatura muito alta. É uma condição causada pelo superaquecimento do corpo, geralmente como resultado de exposição prolongada ou esforço físico em altas temperaturas. Esta forma mais grave de lesão por calor e insolação pode ocorrer se a temperatura do corpo subir para 40ºC ou mais e requer tratamento de emergência. A insolação grave ou choque de calor não tratados pode danificar rapidamente o cérebro, o coração, os rins e os músculos. O dano piora à medida que o tratamento é adiado, aumentando o risco de complicações graves ou morte.

Os sinais e sintomas da insolação incluem, de acordo com a Mayo Clinic, organização sem fins lucrativos que é uma das principais instituições médicas do planeta, uma temperatura corporal central de 40ºC u superior, estado mental confuso ou comportamento alterado, fala arrastada, delírio, convulsões e coma. Há ainda alteração na sudorese. Na insolação provocada pelo tempo quente, a pele ficará quente e seca ao toque. No entanto, na insolação provocada por exercícios exagerados, a pele pode ficar seca ou levemente úmida.

Outros sintomas incluem náusea e vomito. A pele pode ficar ainda avermelhada à medida que a temperatura do corpo aumenta. A respiração pode se tornar rápida e superficial. O pulso atinge frequência cardíaca de corrida com aumento significativo porque o estresse térmico coloca uma tremenda carga no coração para ajudar a resfriar seu corpo. Dores de cabeça com a percepção de latejar é frequentemente relatada.

Incêndios Outra recomendação é com relação aos incêndios que são comuns durante esse período. Ryal esclarece que o tempo quente e seco é propício para as queimadas florestais e nas áreas urbanas, onde uma simples faísca pode se transformar em um incêndio com potencial de destruir grandes áreas e prejudicar ainda mais a qualidade do ar. Vale ressaltar que é proibido por lei atear fogo mesmo que seja para pequenas quantidades de folhas de árvore ou lixo, e para limpeza de terrenos.

Além de causar prejuízos ambientais e para a saúde pública, as queimadas são classificadas como crime ambiental passível de multa quando provocadas intencionalmente. Para coibir as ações criminosas, a Secretaria do Meio Ambiente (Semma) tem autuado proprietários de terrenos e residências com casos de queimadas. A autuação, em um primeiro caso, é feita com uma advertência e, em situações de reincidência, é aplicada multa que varia de R$ 1.500,00 a R$ 27.000,00, com ou sem flagrante e independente da identificação do autor da infração. A punição segue o previsto no Decreto Municipal 13.134/2016.

Ao qualquer sinal de incêndio, a população pode ligar para o 193 e acionar o Corpo de Bombeiros. As denúncias de queimadas podem ser feitas pelo e-mail [email protected] e pelos telefones da Semma, no (14) 3234-6849 e (14) 3223-3928. No ato da denúncia, devem ser informados o nome do bairro, da rua, o número da quadra e do terreno ou residência. Caso o local não possua numeração, é preciso indicar um número de referência, como por exemplo, o número de uma casa ao lado ou em frente.

Compartilhe nas Redes Sociais