DAE disponibiliza telefones para agendamento para troca de hidrômetros

O DAE, por meio do Serviço de Controle de Medição e Hidrometria Agregada, informa que os telefones 3106-1101, 3106-1112 ou 99675-4621 estão disponíveis para os consumidores notificados pela autarquia agendarem a substituição dos hidrômetros. Os técnicos trabalham de segunda a sexta, das 8h às 17h no atendimento e agendamento.

Com o objetivo de padronizar os aparelhos e cavaletes, servidores da autarquia estarão realizando a substituição dos equipamentos nos bairros em que as obras de setorização foram concluídas ou estão na fase final, sem custo para os consumidores. Os moradores são previamente comunicados pelo setor de Hidrometria.

A partir da troca dos medidores, o DAE terá condições de avaliar a diferença derivada entre os consumos antes e após a instalação dos novos hidrômetros, identificando a real perda verificada pelo desempenho dos equipamentos antigos, já que em razão do tempo de uso, o aparelho acaba marcando menos do que o consumido.

A troca dos hidrômetros faz parte das ações apontadas no Plano Diretor de Água para diminuir o índice de perda no município. Serão aproximadamente 98 mil aparelhos, correspondendo a cerca de 70% de hidrômetros instalados.

O hidrômetro é o aparelho que registra o consumo de água de um imóvel, residencial ou comercial. Por funcionar com componentes móveis e com o tempo de uso, podem ocorrer desgastes nas peças e consequente perda do desempenho no registro, marcando menos do que o consumido. A diferença pode chegar a aferição de 80% abaixo da quantidade real consumida. Por isso, muitas vezes, logo após a troca do hidrômetro é normal uma elevação no valor da conta de água em função da medição correta, detectando o consumo que antes não era perfeitamente registrado.

Compartilhe nas Redes Sociais