Foto: Prefeitura de Bauru

DAE considera rodízio e recomenda reservatório de água aos bairros abastecidos pelo Batalha

Nesta sexta-feira (12), o Departamento de Água e Esgoto de Bauru (DAE) divulgou uma nota na qual afirma que não está descartada a possibilidade de implementar um sistema de rodízio no abastecimento, diante da persistência na queda do nível da Lagoa de Captação de Água do Rio Batalha. A autarquia ainda aconselha aos moradores de bairros abastecidos pelo Batalha que mantenham um reservatório de água suficiente para um dia.

O nível da lagoa chegou a 1,44m nesta manhã de sexta-feira (12) e estava em 1,83m no começo desta tarde. Segundo o DAE, entre os motivos que contribuíram para a diminuição do reservatório estão a escassez de chuvas em dezembro de 2023, a incomum estiagem em janeiro deste ano e o aumento do consumo de água na cidade devido às elevadas temperaturas.

Em nota divulgada pela assessoria de imprensa, a autarquia explica que o rodízio visa garantir a distribuição equitativa de água nos bairros abastecidos pelo manancial. A recomendação é que cada residência mantenha um reservatório com capacidade para suprir as necessidades por, pelo menos, 24 horas. De acordo com o DAE, consumidores sem reservatórios domiciliares podem enfrentar desabastecimento por períodos mais extensos.

O alerta chega pós uma série de manutenções realizadas na sequência de quedas acentuadas no nível da Lagoa de Captação do Batalha, que prejudicaram o abastecimento em diversas regiões. Nesta quarta-feira (10), o DAE reduziu a retirada de água do manancial a aproximadamente 200 litros por segundo, sendo que em situações normais, a retirada é de 380 litros por segundo.

Em entrevista para o JC, o presidente do DAE, Leandro Joaquim, informou que até o momento – por ser verão, quando as chuvas são mais abundantes – as manobras hídricas têm conseguido garantir o abastecimento aos 23% da população, cerca de 100 mil pessoas, que dependem da água do Rio Batalha. Essas manobras usam água dos poços da Praça Portugal, Bauru Shopping, Chácaras Cardoso e Distrito Industrial 2.

Apesar da estratégia, o JC divulgou nesta quarta-feira (10) que apenas uma de quatro bombas trabalha na lagoa de captação, sendo que duas delas ficam em stand by (modo de espera). De acordo com o presidente da autarquia, o DAE já conseguiu fazer retiradas mesmo com a lagoa marcando 1,40m.

“Neste momento, é essencial priorizar o uso da água para alimentação e higiene pessoal. Recomenda-se evitar práticas comuns, como banhos prolongados, lavagem de carros e calçadas com mangueira, assim como a lavagem de louças e roupas com a torneira constantemente aberta”, informa a nota divulgada pela assessoria de imprensa.

Para a tarde desta sexta-feira (12), de céu nublado a parcialmente nublado, o IPMet indica alta probabilidade de chuva em Bauru, bem como para sábado (13). As temperaturas seguem altas, situação que demanda maior consumo de água. Confira a previsão abaixo.

O DAE disponibiliza caminhões-pipa por meio do 0800 77 10 195 (para chamadas de telefone fixo) ou pelos números 3235 6140 e 3235 6179 (para chamadas de aparelho celular).

Compartilhe nas Redes Sociais