DAE assina contrato para serviços de telemetria e videomonitoramento
O Departamento de Água e Esgoto assinou na sexta-feira (12/08), o contrato com a empresa Fonesat Teleinformática Ltda EPP, vencedora da licitação para execução de serviços de videomonitoramento, alarme monitorado e telemetria em todas as unidades de produção e reservação da autarquia, com fornecimento de materiais e equipamentos em comodato e de mão de obra.
O contrato compreende o monitoramento, através de vídeos e telemetria, de 85 pontos incluindo todos os poços, reservatórios, elevatórias de esgoto, as Estações de Tratamento de Esgoto Candeia e Tibiriçá, a lagoa de captação do Rio Batalha e a Estação de Tratamento de Água. Cada ponto contará com o mínimo de seis câmeras de videomonitoramento, podendo chegar a doze equipamentos, de acordo com a necessidade de cada unidade. O contrato seguirá um cronograma físico, executivo e financeiro com custo total de R$ 14.999.675,00 para pagamento em quatro anos.
O serviço contratado consta no Plano Diretor de Águas e a execução do contrato será dividida em três etapas, totalizando 48 meses, sendo cinco para implantação de toda a estrutura e 43 meses para operação.
A primeira etapa com instalação de câmeras e equipamentos de telemetria para acompanhamento dos níveis de todas as unidades de produção e reservação e funcionamento das bombas. A segunda etapa engloba a instalação dos painéis de telemetria para aferição de pressão e vazão nos poços e na rede de água. Na última etapa, haverá a instalação de micro e macro medidores em alguns pontos da rede de distribuição e a conexão da interface para acesso remoto a um centro de monitoramento e operações.
Com o sistema todo em operação, os técnicos do DAE conseguirão acessar o sistema através de aparelhos móveis. Os dados serão armazenados e utilizados para a elaboração de relatórios de monitoramento que devem ser apresentados, periodicamente, aos órgãos competentes.
O serviço de telemetria consiste em uma tecnologia para monitorar, de forma automática e remota, a operação de poços e reservatórios, e, possibilita o acompanhamento constante das informações como níveis de produção e reservação, vazão, tempo de bombeamento, pressão da água, entre outras possibilidades. Os dados armazenados podem ser acessados, monitorados e controlados em qualquer momento pelos operadores da autarquia, possibilitando otimizar tempo e trabalho.
A empresa ficará responsável pela manutenção preventiva e corretiva, ampliação, ativação e desativação, toda a intervenção no sistema de videomonitoramento, alarme monitorado e equipamentos de telemetria.