Covid-19: Prefeitura realiza pesquisa em parceria com a iniciativa privada
A Secretaria de Saúde, em parceria com a empresa Paschoalotto Serviços Financeiros, iniciou nesta sexta-feira (04/09), uma pesquisa científica sobre a repercussão da infecção pelo novo coronavírus em pacientes testados como positivo na cidade.
A pesquisa tem como objetivo compreender a repercussão da infecção pelo coronavírus na cidade de Bauru, onde serão avaliadas algumas variáveis como sexo, idade, se a pessoa cumpriu o isolamento, e se não cumpriu por qual motivo, cultural, religioso, por descrença na doença etc.?
As pessoas testadas positivo para Covid-19 serão contatadas via SMS, Whatsapp ou ligação telefônica. As mensagens por escrito terão os seguintes dizeres: “A Prefeitura de Bauru quer aprimorar as medidas para a prevenção à Covid-19 e conta com o seu apoio. Acesse e responda a nossa pesquisa no link abaixo”. As mensagens e ligações telefônicas ficarão sob responsabilidade da Paschoalotto, que usará apenas o número de telefone e o primeiro nome das pessoas do banco de dados da Divisão de Vigilância Epidemiológica, visando preservar o sigilo delas.
Em relação à participação na pesquisa, assim que a pessoa acessar o link indicado terá acesso ao Termo de Consentimento Livre Esclarecido, conforme resolução do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), com duas opções: Sim, para prosseguir respondendo ao questionário da pesquisa; não, caso não queira participar.
Entretanto, o coordenador da pesquisa pela SMS e diretor da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Ezequiel Santos, enfatiza que a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde incentivam a participação de todos para que “tenhamos um perfil do comportamento das pessoas em relação à doença para o aprimoramento das ações de vigilância e controle”.
Até o final da tarde desta sexta-feira (04/09), pelo menos 140 pessoas que testaram positivo para coronavírus haviam participado da pesquisa.