Conselho entrega prêmios ‘Luisa Mahin’ e ‘Zumbi dos Palmares’ durante a Semana da Consciência Negra

O Conselho Municipal da Comunidade Negra, em parceria com a Secretaria de Cultura, realiza a entrega de dois prêmios destinados a pessoas e entidades que prestaram relevantes serviços à comunidade e contribuíram para a redução do preconceito, racismo e discriminação contra a população negra.

O prêmio “Luisa Mahin” será entrega a 12 pessoas da cidade, em cerimônia marcada para a próxima terça-feira (15), a partir das 19h, no Teatro Municipal “Celina Lourdes Alves”, na avenida Nações Unidas, 8-9. O evento marca a abertura oficial da Semana da Consciência Negra, que será realizada no período de 15 a 20 de novembro. A programação está em anexo no final desta matéria no site da Prefeitura de Bauru.

Os homenageados com o Prêmio Luísa Mahin – 2022 foram selecionados a partir de indicações realizadas por entidades representadas no Conselho Municipal da Comunidade Negra de Bauru, por meio de seus conselheiros. São eles Ana Cláudia Pires Ferreira de Lima, professora Ana Paula Messias de Freitas, vereadora Estela Alexandre Almagro, professor Francisco Carlos Inácio, Lidiane Silva Pereira de Oliveira, Moacir Santana da Silva, Maria da Glória Lima dos Reis, Reverson Tadeu Monteiro, Igor Teixeira Nunes Fernandes, professora Katarine Luise Galvan Natalino, Ariani Queiroz Sá e Jornal da Cidade.

QUEM FOI LUISA MAHIN?
A premiação leva o nome da princesa africana da tribo Mahin, capturada e trazida para ser escravizada no Brasil. Luiza Mahin, islamizada e alfabetizada, liderou a Revolta dos Malês, uma das maiores rebeliões de escravos ocorridos na Bahia, no século XIX. Caso o levante dos Malês tivesse sido vitorioso, Luísa teria sido reconhecida como Rainha do Brasil.

ATRAÇÕES ARTÍSTICAS
Durante a cerimônia na terça-feira, está prevista a apresentação musical do “Projeto PreTejô”. Fortemente influenciado pela força dos tambores, pelos cânticos e ritmos afro, João Biano apresenta o projeto musical “PreTeJô”. Com arranjos vocais e instrumentais que levarão o espectador a uma verdadeira viagem pela história, pelos ritmos e pelo canto do povo preto, as canções do projeto mostram a força da música independente bauruense, além da fé e festa de uma raça que vem, dia a dia, renascendo e sendo reconhecida. Tomando seu espaço e criando tendências.

As convidadas são as cantoras bauruenses Ricca Luz e Deboo. Ricca Luz, já conhecida na noite da cidade, tem em sua veia musical a soul music e o R&B, se apresentando ao lado de Adriano Martins, Igor Galdino, Jô Moura, Banda Coletividade, dentre vários outros.

Deboo, que tem como lema “Antes Arte do que Nunca”, passeia calorosamente pelo samba, mas não apenas. Sua versatilidade musical lhe dá poder para, de forma potente, soltar a voz e encantar a todos, seja em torno de uma grande roda percussiva, seja com voz e violão.

ZUMBI DOS PALMARES
Na quinta-feira (17), acontece a solenidade de entrega do Prêmio “Zumbi dos Palmares”, a partir das 19h, na Câmara Municipal. Serão homenageados o babalorixá José De Bara Figueiredo, a professora Idenilde de Almeida Conceição e a professora doutora Andresa de Souza Ugaya. A atração artística será uma performance denominada “Uma viagem ao mundo preto”.

A Semana da Consciência Negra Negra faz alusão ao 20 de novembro, o “Dia da Consciência Negra”, data dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, escolhida por coincidir com a morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes do Brasil, que enfrentou o sistema escravista pela libertação do povo negro.

Compartilhe nas Redes Sociais