Complexo no Pitta Garms prevê construção da Escola do Futuro e Centro do Idoso

A Prefeitura de Bauru começou nesta quarta-feira (16/12), o trabalho de demolição da antiga estrutura do prédio, inacabado, da escola municipal Vera Lúcia Pereira Arlindo, no núcleo Isaura Pitta Garms. As estruturas haviam sido iniciadas em 2002 e nunca foram concluídas. No mesmo local, ocupando uma área de 9.165,23m², o município prevê a construção de um complexo educacional para a Escola do Futuro, que abrigará duas escolas (infantil e fundamental) e um Centro de Convivência do Idoso.

O Complexo inclui a construção de uma EMEII, Escola Municipal de Ensino Infantil Integral, com 180 vagas e que atenderá crianças entre quatro meses até cinco anos de idade, e uma EMEFI, Escola Municipal de Ensino Fundamental Integral, com 10 salas e capacidade para 300 alunos, além de um CCI, Centro de Convivência do Idoso, com área total de 4.812,63m², em um terreno com área de 9.165,23m².

Os valores previstos para a construção dos equipamentos já estão assegurados na Secretaria Municipal de Educação, através da Quota parte Estadual do Salário Educação. No total, serão investidos mais de R$ 14 milhões de reais.

O projeto de arquitetura foi elaborado pela arquiteta da Secretaria Municipal de Educação, Ludmilla Tidei de Lima, e pensado para as necessidades da região do Pitta Garms, com a proposta de ser uma unidade modelo para a Escola do Futuro. A ideia abrange uma escola, acima de tudo, inclusiva, e que tem o objetivo de preparar as crianças para o milênio (veja imagens abaixo).

A estrutura física do complexo foi projetada com o uso de estruturas de concreto pré-moldadas para agilizar a construção, o que facilita o processo de fiscalização durante a construção e, ainda, ser uma técnica construtiva mais rápida e limpa, o que minimiza a produção de resíduos da construção civil.

Os espaços contemplados no complexo das escolas integrais contemplam: salas flexíveis e espaços diversificados, que permitirão ao professor organizar e ministrar aulas com atividades mais práticas e criativas; tornar o aprendizado em uma experiência divertida; na área da recreação das escolas está incluído espaços para brincadeiras com água através de um chafariz de piso, jardim sensorial e que permite aos alunos, de uma forma geral e àqueles com baixa visão, experimentar cheiros e texturas diferentes; além de playground destinado aos alunos do ensino infantil e outro para os alunos do fundamental; haverá horta e um viveiro de mudas, além de espaços externos para atividades didáticas.
A área de recreação contará também com quadra poliesportiva e um conjunto de vestiários para as EMEII e EMEFI. Confira imagens do projeto:

Estiveram presentes para o acompanhamento do início da demolição o prefeito de Bauru, Clodoaldo Gazzetta, a secretaria de Planejamento, Letícia Kirchner, e a arquiteta da Educação, Ludmilla Tidei Lima.

Centro de Convivência do Idoso
Para o Centro de Convivência do Idoso, a proposta prevê um espaço para o idoso desenvolver atividades como oficinas em diversas áreas, com espaço em duas salas amplas, além de uma sala de ginástica, área externa para jogos e atividades ao ar livre, salão para eventos, refeitório, cozinha, áreas de serviço e banheiros.

A ideia é criar um espaço destinado e acessível para o idoso e permitir a realização de atividades com as crianças das duas escolas, na área de recreação.

Datas
De acordo com a prefeitura, a construção dos espaços não tem data para começar. Seguindo os processos administrativos, após a conclusão da demolição, provavelmente, em 2021, deverão ser licitados os projetos complementares e só depois disso a construção terá início.

Compartilhe nas Redes Sociais