Com sete acidentes, Emdurb divulga alerta sobre o descarte de materiais perfurocortantes
De janeiro a novembro deste ano, a Emdurb registrou sete acidentes com coletores, ocasionados por materiais perfurocortantes acondicionados de forma incorreta para o descarte. Dependendo da gravidade, o funcionário acidentado tem afastamento do trabalho até que se recupere e esteja apto para exercer a função.
Com a chegada das festas de final de ano, aumentam os riscos desses acidentes.
Para evitar acidentes dessa natureza, a Emdurb continua solicitando à população que embale corretamente o resíduo perfurocortantes antes de descartar para a coleta.
Todo material com capacidade perfurocortante, sejam espetinhos de churrasco, latas de alumínio, lâminas, agulhas ou vidros quebrados, devem ser acondicionados em papel jornal, caixinhas de leite ou garrafa pet e fechados de forma que a embalagem não se desfaça. Esse descarte adequado, além dos coletores, protege também quem manuseia o lixo até a rua.
Agulhas e seringas (utilizados por pessoas em casa) que ofereçam riscos de contaminação ou de acidentes nunca devem ser descartados no lixo doméstico. Esse material deve ser colocado em garrafas pets e entregues em uma das unidades básicas de saúde ou em farmácias
Um acidente com esse tipo de objeto também pode acarretar ainda na contaminação por doenças transmitidas pelo sangue, tais como hepatites B, C e HIV, e provocar danos irreversíveis ao acidentado.
IMAGENS FORTES (Fotos Emdurb) – Sete trabalhadores foram machucados por materiais perfurocortantes entre janeiro e novembro de 2023.