Com mais de 6 mil casos de dengue, Bauru inicia mutirão no Gasparini
A Prefeitura de Bauru, através da Secretaria de Saúde, realiza nesta quinta-feira (10) e sexta-feira (11) um mutirão de limpeza e recolhimento de materiais inservíveis no Núcleo Gasparini, Jardim Helena, Parque City e Colina Verde.
O objetivo é eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. A região do Núcleo Gasparini foi escolhida devido ao maior índice de casos de dengue.
Nesta quarta-feira (9), Bauru ultrapassou 6 mil casos confirmados da doença, em 2025. O município contabiliza neste ano, até o momento, 6.055 casos confirmados e 2.334 casos em investigação, totalizando 8.389 casos prováveis da doença. A morte de um idosos de 83 anos foi registrada no final do mês de março e outras quatro mortes suspeitas estão em investigação.
O que será recolhido no mutirão? Serão recolhidos materiais recicláveis, incluindo restos de madeira, móveis, colchões, eletrodomésticos e pneus.
O que NÃO será recolhido? Não serão recolhidos lixo orgânico, resíduos da construção civil, lâmpadas e restos de poda.
A Secretaria de Saúde pede a colaboração dos moradores para eliminar qualquer recipiente que possa acumular água, como latas, pneus, potes e garrafas, que devem ser levados aos Ecopontos, e ainda verificar sempre os vasos de plantas, calhas, caixas d’água, ralos, e manter quintais, calçadas e terrenos limpos.
No início do mês, um mutirão recolheu 378 toneladas de materiais na região do Pousada da Esperança. O serviço aconteceu no Pousada da Esperança, Vila São Paulo, Nova Bauru e Jardim Ivone. A área também foi escolhida devido ao maior índice de casos de dengue.